
Após muitos anos a seguir a grande Briosa sobretudo nos anos em que época após época morríamos à beira da praia e não conseguimaos subir de divisão, constacto que nessas épocas o apoio e sobretudo a capacidade de mobilização fora da massa adepta da Académica era impressionante. Todos certamente se lembrarão de deslocações míticas, onde os estádios adversários eram completamente tomados pela cor preta.

Deixo algumas memórias, entre as quais Leiria, a da roubalheira do Pratas e do jogo dos quarto de final na Marinha Grande. A deslocação a Vila do Conde com um Magnifico golo do Lewis, chuvia bem nessa tarde, outra ainda, a deslocação à Amadora, quando o Leandro sacou de uma banceira dos calçoes... Eram deslocações em massa por parte dos adeptos da Académica. Apareciam autocarros oferecidos por todo o tecido empresarial, pela CM de Coimbra, enfim havia uma mobilização da Cidade e tecido empresarial e sobretudo por parte do Amantes da Briosa.

Mas a Viagem das Viagens, não tendo eu tido oportunidade infelismente de ir assistir a uma final da Tasça de Portugal, foi para mim a deslocação a Chaves onde assegurá-mos a manutenção mesmo no último minuto. Certamente que aquela bola no poste deve ter feito parar por breves instantes o Coração de muitos Academistas.
Mas sem dúvida que os 27 autocarros repletos de esperança e os milhares de carros que encheram o topo norte do Estádio do Chaves ficaram na memória de muitos, sobretudo o regresso a Coimbra, com o Velhino Estádio do Calhabé cheio de gente até de madrugada à espera dos jogadores para com eles festejar somente a manutenção no escalão máximo do nosso futebol, até parecia que tinhamos ganho alguma Taça...
É hoje em dia esta falta de capacidade mobilizadora que me deixa preocupado, um jogo de tremenda importãncia como era o do Restelo na semana passada e só reparei que somente cerca de 340/400 adeptos da Briosa la estariam!!! Há falta de fé? de dinheiro?... o que se passa actualmente na nossa Académica? Mas já não é só de agora, em épocas passada sinti o mesmo. Sinto que ano após ano existe um grande afastamento das gentes, não só à própria Académica mas ao futebol de uma maneira geral. O futebol Moderno com TV's e soobretudo com preços altissímos dos bilhetes em jogos a horas impróprias muito também têm contribuido, para o estado actual.
Estou certo até pelas noticias que me têm chegado iremos ter se não os 30 mil adeptos, estaremos lá quase no próximo e decisivo jogo contra o Maritimo. No entanto é só nestes jogos que estes mamões aparecem, ao contrário de antigamente onde eram jornadas após jornadas a encher estádios por esse Portugal inteiro. Se queremos ter uma Briosa forte e competitiva, a massa adepta tem de estar sempre presente. Ou será porque um qualquer patrocinador comprou parte da bilheteira que já vai tudo à bola? Aos estudantes deixo uma pergunta, para entrarem no Recinto da Queima das fitas irão estar também à espera de convites??? Será que eu por ser sócio da Briosa vou entrar à Borla para ver a bandas actuar no Queimódromo??

Acho que a Briosa tem vindo a perder capacidade mobilizadora das suas gentes, a se até à bem pouco tempo a Mancha, através da sua capacidade mobilizadora ia escamuteando essa mesma falta de adesão, agora que as coisa se têm invertido um pouco, realmente nota-se que tirando a Mancha, pouca ou mesmo muito pouca gente acompanha a Académica. Somos os mesmos de sempre a estar presentes, no entanto os adptos da festa, os politicos nojentos, os sócios de ocasião e os mitras vão aparecer como se fossem adeptos dede a primeira hora... è sempre assim, sempre foi e pelos vistos há-de continuar a ser,infelizmente.
No entanto nós (MN) acabaremos mais uma época com o sentimento de dever comprido,com muitos km's percorridos, muitas pastilhas para a gargantas chupadas, com muitas horas de amizade vividas em conjunto dentro dos autocarros/estádios, mas sobretudo contentes com mais uma importante ajuda e com uma colaboração bastante activa no sucesso e nos resultados alcansados pelas camisolas negras da Nossa querida e amada BRIOSA.
Força Briosa precisamos só de mais um pontinho, conquista-o por nós...
Os mesmos de sempre
JP74