quarta-feira, junho 14, 2006

Os Croatas são um espectáculo


Quem como eu assistiu ao jogo Brasil-Croacia via TV não deve ter ficado indiferente ao espectáculo dado pelos adeptos Croatas. Realmente foi um estrondo o apoio dado pelos Croatas, sendo de realçar que o realizador soube acentuar esse facto e nos minutos finais deu grandes planos da bancada Croata, mostrando a festa que eles iam fazendo, com Tochas, grandes períodos de bater de palmas... Realmente espantoso o apoio dado apesar do resultado negativo.

A mim já nada me espanta dos Croatas, pois tive a felicidade de no euro 2004 estar perto deles em Leiria e realmente o sentimento Nacionalista está bem vincado naquelas paragens.
Deixo algumas fotos que tirei e que arranjei no euros 2004 a assinalar a passagem dos adetpos Croatas pelos Estádios Nacionais...

Facto a reaçar foi a quando da invasão de um adeptos Croata, o realizador não ter dado grande destaque limitando-se a manter as imagens num jogador do Brasil. Pelo que vi também não houve grande alarido e lá levaram este jovem adepto para o exterior do estádio.

Afinal o futebol é uma festa e às vezes dá para estas emoções...

32 comentários:

Anónimo disse...

O facto de nao terem mostrado o streaker quando este invadiu deveu-se ao facto de a FIFA ter dado ordens para isso...
Pretende, ao não dar visibilidade a isso, acabar com as invasões

Manifest0

Anónimo disse...

Não confundiram sentimento Nacionalista, com sentimento PATRIOTA?

Anónimo disse...

Os ULtra Mancha Portugal vao ter bilhetes para a mundial ?

GR1904 disse...

O mais interessante nisto tudo nem é o sentimento patriota dos croatas. É o facto de Torcida Split, Bad Blue Boys, Armada e Kohorta se esquecerem das suas razões clubísticas e puxarem todos juntos para o mesmo lado. Se bem que fiquem em zonas diferentes da bancada, jamais houve problemas entre eles. E, falo por experiencia propria, Torcida e BBB constituem uma rivalidade que chega a causar mortes dos dois lados da barricada.

Anónimo disse...

Foi de facto imponente o apoio dado pelos croatas é sua selecção, embora não fosse nada que me surpreende-se, conheço pouco mas o suficiente daquilo que estes adeptos e claques podem fazer! Acho que o termo Nacionalista foi bem aplicado no post, se foi confundido ou não, não sei, mas quem conhece um pouco de história política/social do séc xx achará concerteza no povo croata (e toda a zona dos balcãs) uma conotação nacionalista, as vezes levada ao extremo até, sendo aliás uma das grandes batalhas de "sempre" a sua autodeterminação enquanto povo de um estado soberano ! Diferente é confundir nacionalista com nazismo/fascismo/extrema direita, pois apesar de terem pontos ideológicos que se tocam, não são uma e a mesma coisa, não obstante de nos últimos tempos a comunicação social Portuguesa, analfabeta e a mando dos lobbies políticos, ter feito uma campanha orquestrada nesse sentido, atacando de uma forma baixa, sem nível e desinformadora, a extrema direita portuguesa ! Simples telelixo, fazendo-me lembrar as reportagens sobre claques, sobretudo a uns anos atrás, embora nos dias que decorrem elas continuem a pouco ou nada favorecer o mundo ultra! Patriota...isso são os tugas agora durante o mundial, mas mesmo a ganhar ainda assobiam, enquanto os croatas a perder foi o festival que se viu!

saudações

Barata

Anónimo disse...

Em relação á FIFA dar ordens para não se mostrar os gandas malucos que entram no relvado tem a sua piada, será para não dar mediatização aos streakers, ou para não serem detectadas falhas no sistema de segurança? Até porque a FIFA sempre foi perita em sonegar muita coisa, a meu ver em ser até contra os prórpios adeptos em deterimento do lobbie económico! Aliás, voltando ao nacionalismo/etc/etc/etc, as reportagens últimas em Portugal falam por si, é a censura e desinformação da era moderna! E o Sr. Dr. do Vimieiro já morreu á quase 40 anos....quem diria! =)

Saudações

Barata

Anónimo disse...

O sentido de amor à pátria que está vincadissimo na nação crota não e mais do k re-erguer de um país que tem vivido mergulhado em guerras e k há muito ansiava pela sua propria afirmação. Como se le em muito lado na capital, Zagreb, o "proud to be croat" vive e esta para durar.
Tive a felicidade de estar presente no ultimo Dinamo - Hajduk e o ambiente foi simplesmente impresionante. Na bancada dos BBB, apinhadissima, foram raros os momentos em que se fez silencio, sendo que aquando o golo foi lindo ver dezenas e dezenas de tochas a voar em direcção ao relvado, seguidos de potes de fumo k deixaram a bancada laranja. Ali toda a gente canta.Pequenos, grandes, estao todos de pe. Os mais ultras, os mais casuais, os simples adeptos. Para estes ultimos euma honra estar nakela bancada. Num ambiente bem diferente do italiano, e certo, mas o apoio nunca falta. Mais impressionante do k isso, foi ver a Torcida Split, com 400-500 pessoas, a deslocar-se em viaturas para ir a Zagreb, a casa do grande rival, ver a sua ekipa servir de "bobo da festa" ao ja campeao Dinamo.
Ali, tao importante como cantar no estadio, e defender a equipa ate a morte fora dele. Vi alguns videos e fotos, k exibiam com orgulho, enkuanto contavam as suas proezas, incontornavelmente ligadas à... porrada. Sempre! E uma outra maneira de viver o jogo, e embora n "concorde" muito com estes tipo de confrontos, acho k e facil entender o porque deles existirem. A verdade é que nsta epoca, os bbb, nas deslocaçoes fora levaram uma media de 1000 adeptos, seja em Rikeka ou Split. Fiquei ainda a saber que o ambiente que eu achei espectacular, no referido jogo, para eles foi fraco "porque estavam la mtas pessoas k nao sao dos bbb e nao sabiam as cancoes mais complexas"...
Nao me espanta essa uniao dos hooligans/ultras croatas. Tb na bulgaria os adeptos do Levski e CSKA se uniram, precisamente para fazer frente aos croatas...
Uma maneira diferente de apoiar, mas sem duvida extremamente eficaz.

NhoPuxim

Anónimo disse...

A MN vai ao jogo dos Juniores para serem campeões?

Eles precisam do nosso apoio.

Anónimo disse...

alguem da mancha sabe me dizer o ano deste cachecol?

http://img156.imageshack.us/img156/9084/mancianegra01a4vb.jpg

Anónimo disse...

Alguns manchas estão no mundial a conta dos bilhetes dos MANCHA PORTUGAL.

Se quisessem bilhetes pedissem ao presidente.... eu ja fui ou vou voltar lá.

Obrigado MN

EHEHEHEHEH

Anónimo disse...

sao os croatas e a tua mae...

Anónimo disse...

mas ao que sei a dele aprendeu com a tua, meu caro utimo anónimo.

é que a tua avia cá de uma maneira, que ate dá pena

Pedro Oliveira

Anónimo disse...

Libertem a MN !!!

Vamos todos obrigar a que as coisas mudem!

Preocupado

Quem estiver de acordo que se manifeste?

Anónimo disse...

esse apelo faz-me lembrar o mítico filme "Libertem o Willy".caro "preocupado",nao te preocupes com coisas que estao bem entregues e bem dirigidas,ate prova em contário,os membros da direcção estao a fazer um bom trabalho...penso eu,ou nao estao???

André

Anónimo disse...

http://mn85polo2.blogspot.com/

Anónimo disse...

Querem voltar ao taxo !!! Vão ter que LUTAR MUITO !!!

ASS: CÁ VOS ESPERO

Anónimo disse...

Ó "CÁ VOS ESPERO" mas e tu? Estás no tacho é? Duvido! Pois acredito na dignidade das pessoas que estão naquilo que tu chamas "tacho".
Então cala a boca e pára de te esconder atrás do teclado!


David Carvalho

Anónimo disse...

Que bela equipa que os nossos dirigentes do Clube estão a construir, onde anda a grande vós de protesto João paulo e ricardo, é verdade estão na direcção.

Digam não aos ratos !

Ricardo Miguel

Anónimo disse...

Ricardo Miguel... nem sabes o que estás a dizer.
Escrever coisas quando se está mal informado, é um erro.

Anónimo disse...

porra pah... tanta conversa e eskeceram.se do mais impornante do artigo: AS GAJAS!!!! AS GAJAS!!!!
afinal sao elas k dao cor á festa

Anónimo disse...

Ricardo Miguel

já deste os parabéns aos dirigentes responsáveis pelo futesal? sim os que foram campeões de juniores e que atingiram todos os objectivos da epoca

Anónimo disse...

Ferrão prepara-te que temos um novo hit...

Anónimo disse...

Os mesmos que assinam as actas de reunião e vão dando cobertura ao JES, uma mão lava a outra?

Ricardo Miguel

Anónimo disse...

ricardo miguel

são eles os culpados pela mancha estar calada?

ja quer fazer o enterro da epoca antes desta começar?

Anónimo disse...

Malta, a partir de qd é k se pode renovar o cartao? Li hj k o jogo de apresentação é no dia 12/08 com a real sociadad! Vamos la estar a cantar ou k?
Boas ferias a todos, grande abraço!

Inês disse...

o jogo é dia 8 de agosto as 21h. era mt porreiro estar la o pessoal a apoiar!

Anónimo disse...

Ya qual é o preço de renovação?
Vai ser preciso pagar + algo depois pro bilhete de época?

Anónimo disse...

Onde estão os defensores da Briosa?
A mancha ve a Direcção fazer merda e continua calada!

Chega !!

Anónimo disse...

Concordo anonymous, a Briosa está a perder a mística e a MN tem de fazer algo, ou entao estão a favor dos equipamentos azuis, dourados e cinzentos, da dispenas de jogadores da casa, da contratação de brasileiros, da musica foleira tocada no estádio em vez da antiga ("...que grande pinta viva o estudante..."). FAÇAM ALGUMA COISA

Vítor Ramalho disse...

Nacionalismo e patriotismo são palavras e sentimentos que os novos senhores do templo tentam combater.

Anónimo disse...

onde param os eternos xupistas da mancha!Andam tão calados deve ser pelos bons resultados da pre epoca

Rui miguel

Anónimo disse...

Os Croatas são os maiores. NN e TORCIDA SPLIT amigos para SEMPRE. HRVATSKA SLOBODNA.