segunda-feira, janeiro 08, 2007

O PRINCIPIO DO FIM...


O PRINCIPIO DO FIM do tempo de paragem do Bolgue.

Estive de férias e com bastantes dificuldades em aceder à net, paralelamente tive um problema no Futsal para resolver que me tirou qualquer disponibilidade/vontade para postar fosse o que fosse sobre a Mancha Negra ou sobre a própria AAC-oaf. Esta paragem de campeonato também me levou a tirar o Futebol um pouco da cabeça...
Pior fiquei quando finalmente regressei ao meu blogue, que tento partilhar com todos os elementos da Velha Guarda e por consequência da Mancha Negra, quando vi a quantidade de comentários existentes e sobretudo por eles nada trazerem de novo. Estamos a viver uma nova realidade nesta nova sociedade onde se demonstra que os editores de certos e determinados Blogues estão a fazer escola, começa muita gente a seguir a educação dada por este fenómeno novo no mundo Académico das Bloguisses… a verdadeira Universidade de Maldizer, onde dizer mal e de enxovalhar quem está à frente das coisas está ao virar de uma tecla...
Mas pelo menos este ano novo deu-me alento para escalpelizar aqui algumas coisas, entre as quais me leva a ponderar a continuidade e utilidade dos comentários…

- Tomada de posição da Mancha Negra em relação ao que se tem passado com o Presidente da AAC. Pessoalmente acho que se já não o fizeram deveriam tê-lo feito mas a nível pessoal, ou seja cara-a-cara direcção da MN com o presidente da AAC e expressar desta forma a as ideias e formas de estar da Direcção da MN sobre essa problemática.Publicamente e sobretudo no Estádio nunca.

- Atitudes tidas fora do Estádio. Tudo o que diga respeito às viagens, paragens durante as mesmas, jantares (no local, no restaurante), ainda se pode eventualmente pedir à direcção da Mancha para poder tomar medidas, algumas têm sido tomadas… outras talvez devessem ser mais rígidas. Agora após eventos/organizações que a claque desenvolveu, quando as pessoas já estão na via pública, no dia-a-dia deles tomarem atitudes menos dignas ainda pedirem responsabilidades à direcção da Mancha é o cúmulo, atitudes menos dignas, é elementos usarem o nome da Mancha para branquearem situações... Aos Srs. Do link, porque não chamaram a Policia ou o que é que a direcção da Mancha tem a ver com o caso de meros cidadãos vos terem roubado??? O jantar foi no vosso estabelecimento? Então porque é que alguém da Mancha deveria ter passado por lá? São sócios da Mancha, eventualmente, são-no também da AAC e se calhar do ACP, terão essas entidades também de serem chamadas à pedra?
Não deixo no entanto de desprezar tais comportamentos, mas quem estava ao lado deles certamente também não tomou medidas para que esses mesmos comportamentos não tivessem tais proporções.

- Relativamente às Viagens, a história descrita no jornal Diário de Coimbra não tem nexo, em 90% são mentiras. Não valeria a pena ter feito qualquer tipo de defesa, pois a ideia inicial que foi completamente deturpada já tinha passado, no mínimo a Mancha ainda seria gozada, lá estão os anjinhos mais uma vez aq dizer que não fizeram nada… é verdade que tem havido alguns excessos, tem de se por cobro a certas e determinadas atitudes sob pena de daqui a uns dias serem sempre os mesmos a viajarem…

- As Coisas não estão bem na Mancha é notório, a claque teve um crescimento muito grande, está em queda, e depois?? Desde que fique quem goste, que o apoio à Briosa surja e que determinados valores que em meu entender na claque eram válidos se mantenham não há que temer. Agora aqui é que eu entendo que a porca torce o rabo, pois os valores actuais na minha maneira de ver não são os melhores, mas felizmente muitos ainda lá estão. Cabe a todos nós saber valorizar estes e fazer com sejam os valores que nos orientam a sobreporem-se… Há uma passividade muito grande, una dizem a Velha Guarda que falasse alguma coisa, o JP que faça… o Carraça isto, o Camões foi aquilo…
Tenham vergonha participem façam da Mancha uma claque melhor todos os dias mas sejam interventivos que é o que todos se têm alheado de fazer. De participar de fazer com que as coisas melhorem.
Para que o mal se instale, baste que o bem se acomode.
Esta será também da minha parte uma última oportunidade de manter os comentários e ajudar a que as pessoas sintam verdadeiramente como estão as coisas, mas com elevação, se se descambar podem ter a certeza que acabo com os comentários.

Se para ajudar a Mancha Negra a ser melhor a Velha Guarda tiver de tomar medidas e promover discussões e participar para ajudar a melhorar podem ter a certeza que não estamos parados.
Aos que comigo estiveram sabem bem como a Mancha chegou onde chegou, sabem bem qual era, e sobretudo, quem eram as molas impulsionadoras para as coisas andarem…

Se jogasses no céu morreríamos para te ver
JP74

15 comentários:

Anónimo disse...

está aqui a prova de qual a melhor claque de portugal...agora temos que mostrar isso para dentro de canmpo!!!


http://www.futebol-adeptos-claques.blogspot.com/


FORÇA MANCHA

nós não estamos a morrer =D

Anónimo disse...

CONCORDO!! BRIOOSA CARALHO!!! QUAL OUTRA CLAQUE??? NINGUEM SE COMPARA A GRANDE MN!!
FORÇA MN TOU CONTIGO!!

MNsolum

Vítor Ramalho disse...

Outro dia estive à conversa com elementos da MN, fiquei também com a sensação que é preciso fazer alguma coisa. Algo se está a perder.

Anónimo disse...

"Publicamente e sobretudo no Estádio nunca"
Esta afirmação não vai contra os princípios de um Ultra? Não é na bancada que um grupo Ultra se deve expressar? Nestes quase 22 anos de Mancha Negra onde foram tomadas posições sobre o clube, sobre a cidade ou sobre a região? Creio que principalmente na bancada através da exibição de frases.

Anónimo disse...

Espero bem é que quem realmente é da AAC, o demonstre no proximo jogo. A Mancha pode estar em forma se muitos quisermos, basta querer! Força rapazes! (nós!!!)

Anónimo disse...

Carissimos

A Mancha tem uma história muito grande. Já houve tempos em que eramos 7/8/9/10 pessoas a tentar juntarmo-nos para ir apoiar a Académica. Passávamos semanas a tentar arranjar gente para alugar uma camioneta e ir apoiar a Académica. Eram tempos de 2ª Divisão. Não acabámos, resistimos. Por vezes, outras vezes mais...mas a Briosa era e é grande demais para desistirmos. Agora que a Mancha tem uma dimensão enorme, falar-se de "fim" é mesmo só paleio.
É verdade que existiram algumas mudanças. O João Paulo e o Ricardo Lopes tiveram vários anos à frente da claque, num período de grande crescimento, a que não está alheio o regresso à SuperLiga. Mas ontem houve outros, no futuro outros haverá que não os de agora.
Acho importante é que os de agora mostrem que não estão presos a nada. Não tenham receio de se impor. De mostrar como querem que seja a Mancha do seu tempo. De não deixarem este ou aquele fazerem coisas e "colarem-se" à Mancha. Também penso que a Mancha deveria ter tomado uma posição nesta situação do presidente. É que a Mancha é a Académica (ou pelo menos parte dela), e pela importância que tem deve expressar um sentimento quando está em causa a Académica. E nesta situação para mim o que me interessa é a Académica (tenho o máximo respeito pela pessoa...mas eu sou sócio da Académica e isso é que me interessa).

Em relação ao Futsal, ao João Paulo a situação estava mais que vista...nem era preciso treinador. Aquela dupla no banco no sábado bastou para golear.

SAUDAÇÕES ACADÉMICA, a todos os adeptos e simpatizantes da GRANDE BRIOSA, Luís Pedro Reis

MANCHA NEGRA SEMPRE!

Anónimo disse...

"- As Coisas não estão bem na Mancha é notório, a claque teve um crescimento muito grande, está em queda, e depois?? Desde que fique quem goste, que o apoio à Briosa surja e que determinados valores que em meu entender na claque eram válidos se mantenham não há que temer."

Concordo plenamente com esta citação...sem dar muitos paleios a pessoas que falam mas que não tentam ajudar dando ideias, etc, fico-me com uma ultima palavrinha....O CARRAÇA É O MEU PRESIDENTE E VAI TER O MEU APOIO PA MELHORAR A MANCHA E PARA PODER MANDAR UMA PATADA A TODOS OS QUE LHE VIRARAM E QUEREM VIRAR AS COSTAS...PORQUE DA MANCHA EU SOU, E APESAR DO PRÓPRIO CARRAÇA DIZER QUE A MAIOR PENA QUE ELE TEM É VER QUE A MANCHA NEGRA JÁ NÃO UMA FAMÍLIA...AO QUAL LHE DISSE DEPOIS QUE A MANCHA PODE JÁ NÃO SER A FAMÍLIA QUE ELE CONHECIA MAS A FAMÍLIA EM QUE ME SINTO INTEGRADO PODE NÃO SER GRANDE SÓ QUE É PEQUENA E FORTE...QUANDO QUEREMOS TEMOS MESMO MUITA FORÇA...PARA ISTO BASTA NÃO ANDAREM A MANDAR BOCAS E AJUDAREM, CONTRIBUIREM PARA A MANCHA QUE TODOS QUEREMOS...PARA QUEM NÃO QUER, COMO ESTÁ CITADO NO POST...SÓ INTERESSA QUE FIQUEM OS QUE GOSTAM VERDADEIRAMENTE DAQUILO...

SAUDAÇÕES ULTRAS

LUIS ORG./MN S.M.BISPO

Anónimo disse...

Eu sou 1 adepto da MN e da BRIOSA que moro em lx!
Gostava bue de ir ai ver 1 jogo e acredeito que a mlhor claque portuguesa e a MN!
Passamos temps dificeis na 2divisao e agr?
FORCA...


BRIOSA ATE MORRER

Anónimo disse...

Viva!
Se isto é um blog da velha guarda, porque é que só o JP escreve? Tou a perguntar isto porque, simplesmente não quero que o blog acabe...
A internet é uma boa maneira de transmitir valores, tão válida quanto outra qualquer! Então o blog nao deve acabar!
Isto parece o Benfica... Antigamente é que era... Mas antigamente havia problemas, só que não eram ampliados como o são hoje...Os problemas são problemas diferentes...


Saudações,
Manifest0

Anónimo disse...

teoricamente é assim mas o pior é quando os k cá andam a mais se conseguem sobrepor aos outros e os acabam por afastar. infelizmente isso já acontece ha muito tempo sem k tenham sido tomadas medidas...

Velha Guarda disse...

Manifesto
o Blogue tenta representar e passar valores da Velha Guarda e consecutivamente os da Mancha. quanto ao facto de ser só eu a escrever, deve-se ao facto de as coisas serem feitas por gente e de unsterem mais vontade/disponibilidade que outros...
Como escrevi no meu texto
" Aos que comigo estiveram sabem bem como a Mancha chegou onde chegou, sabem bem qual era, e sobretudo, quem eram as molas impulsionadoras para as coisas andarem"
agora cada um que tire as suas ilacções

JP74

Anónimo disse...

bom, estou a ver que para muitos é indiferente estarem 20 ou 600 ultras no sector da mancha, mas enfim. Eu no jogo da Taça fui para o lado contrário, para o 2º anel (já disse que não vou pra mancha enquanto esta não se manifestar contra a não suspensão do mandato do JES), e ouvi muito mais a clauqe do vitória do que a mancha, expepto quando tivemos a ganhar 2-0. O que é que interessa se estão 20 pessoas no sector, mas com muitos valores e familias e amizades e blablabla se o objectivo principal de um grupo ultra não é cumprido (incentivar a equipa). Por exemplo, mesmo o ano passado, onde eram só putos e tal, faziamos frente às claques dos grandes quando estes vinham a Coimbra; agora quero ver como vai ser 2ª feira.
Mas, na minha opinião, o que melhor demononstrou a decadência da Mancha nos ultimos anos foram as deslocação a Leiria, de ano para ano foi:
2000
1000
200
50 (mas com muitos valores e famílias e tal)

Quero uma mancha que invada todos os estádios a que vai, muitos e bons, como de antes.

P.S. Não é por sermos poucos que eu n vou ao sector da mancha, é por causa da corrupção do JES e da passividade da mancha

Anónimo disse...

Acho bem uma opinião sobre aquilo que se passou por parte da velha guarda, n concordando com alguns pontos, mas isso agora não interessa.Agora é minimizar aquilo que se passou e trazer o pessoal de volta para apoiar a briosa, principalmente o pessoal do link k em todos os jogos que iam era para apoiar e todos sabem disso.Vamos unir o pessoal e tentar trazer ainda mais pessoal, mas pessoal que apoie, divulgar a mancha em locais aqui proximos, por exemplo miranda ou lousã. Ainda me lembro daquela coreografia feita em taveiro em forma de coração com cartazes da mancha, cartazes esses que foram espalhados pela cidade.

Anónimo disse...

Famílias e blabla não interessam dizes tu...tás la com esse espírito...mas tás no lugar que te pertence então...central a...e se lá estás é bem provável que ouças melhor a claque visitante, tipo, talvez ela esteja ali mais próxima tás a ver??? Visto que o número de adeptos a cantar seria muito equivalente também é provável...
E como quem gosta fica tu foste pa outra bancada...ta beeeeeeeeeeeeeeem
Mas já agora, pegando na parte de contestares a corrupção do JES, se realmente te sentes mal com isso, como todos nós, e s queres ver uma atitude da nossa parte e ainda não a tivemos, porque não passar na sede e dizes: "Pessoal vamos fazer isto......Não seria boa ideia?".....Mas não, o pessoal limita-se a contestar quando pode contestar mas ao mesmo tempo dar ideias, participar nas merdas e dizer presente...papaias toda a gente as sabe mandar...Mas também posso pegar no número de adeptos que se tem bvindo a reduzir...Também queres ter mais adeptos? Assim como nós também queremos? Então o caminho é o mesmo...passa na sede e dás ideias porreiras para chamar as pessoas...mas não, continua com as papaias...

SAUDAÇÕES ULTRAS

Luís ORG/MN S.M.BISPO

Anónimo disse...

Gostei imenso deste post....vamos dar a volta por cima