quarta-feira, dezembro 21, 2005

Resposta ao Pardalitos do Choupal


Embora não seja este o objectivo deste Blog, pois serve para passar mensagens positivas do que é ser e estar na Mancha Negra, não posso deixar de o utilizar para responder aum artigo lido num blogue da Académica, http://pardalitosdochoupal.blogspot.com/, chamado "A importância das Claques".
O que me levou a escrever foi o seguinte comentários:

"É sintomático, ainda ninguém da dita velha guarda da Mancha ter comentado o meu post.Só posso depreender disso que o subscrevem no seu todo."
Assinado por: José Eduardo Ferraz


O facto de eu pessoalmente não ter comentado no vosso blogue o que quer que seja sobre o seu Post, está relacionado com o facto de como escrevi em Novembro num artigo chamado "Para uma verdadeira Reflexão" colocado em 14/11/2005, não iria mais colaborar com o Vosso Blogue quer a nível de postes quer a outro nível, incluindo comentários. Passo amiudemente pelo vosso blogue vejo os posts como o faço em todas as paginas dedicadas à AAC-oaf.
No entanto achei que este sería o local ideal para responder a um post onde fui visado e sobretudo onde a Velha Guarda, da qual muito me orgulho de pertencer, foi igualmente visada.
Nesse sentido passo a dizer o seguinte:

- Comentários na net, quando não assinados são da maior cobardia, por detráz de um teclado sob o anónimato escreve-se tudo sem dar a cara, sobretudo pode-se usar nicks identificativos com outros só para lançar polémicas...

- Relativamente ao Sr. Ferraz, foi verdade que a partir de determinada altura foi nomeado, para desempenhar o papel de Vice presidente para as Claques. Finalmente numa Direcção da AAC.-oaf havia alguém a dar a cara e saberíamos com quem tratar dos problemas, sempre o fizemos anteriromente com o Dr. Coroa, felizmente. Ter alguém para nos resolver ios ploblemas era bom o que não quer dizer que os resolvesse. Nomeadamente quando refere que arranjava autocarros para a Claque é totalmente mentira. Na altura a CM Coimbra por vezes nos momentos decisivivos dos campeonatos disponibilizava transporte para os adeptos da AAC-oaf, no qual lógicamente estaríam os membroa da MN. Relembro-lhe somente o caso da Viagem a Vila do Conde onde foram disponibilizados 2 Autocarros por parte da Autarquia e os indefectíveis e fíeis adeptos da MN não foram contemplados com nenhum autocarro, tendo na deslocação seguinte a um Sábado à noite à Maia aparecendo a Mancha com uma frase "Adivinhem como Viémos?... De autocarro...".

- Relativamente aos acontecimentos trágicos de Leça, foi total a disponibilidade dos nossos telemóveis para vos ligar, agora para atenderem já não posso dizer o mesmo. Assim que foi solicitado apoio juridico esse foi pronto, mas no dia da primeira audiência ficamos entregues a nós mesmos, tendo cada elemento da Mancha de arranjar o seu advogado.

- Quanto aos Bilhetes disponibilizados nos jogos fora, acho engraçado referir-se ao esforço para os ceder às Claques, no entanto deve estar equivocado qual sería a Claque a quem entregava os bilhetes, não seriam aos FANS. Lembro-me entre muitas situações duma viagem a Penafiel onde estavamos somente 4 elementos da MN e solicitámos bilhetes e não haviam. Depois apareceram dois Estudantes trajados e logo apareceram 2 bilhetes mágicos. Para cúmulo ainda lhes dei boleia para baixo e à borla...

- Sr. Feraz refere "Pertenci à extinta claque dos Comandos de Minerva , nos já longínquos anos de 1980-86 .Ainda a Mancha não existia Fui membro fundador dos Fans em 1986." A mancha tem como data de Fundação o grande dia de 3 de Março de 1985. Quanto ao seu filho ser sócio da Mancha, é sinal de inteligência, mas mesmo que quisesse ser dos Fans, não podia porque estes pura e simplesmente já nem existem como grupo de apoio Briosa, se é que alguma vez o foram.

- Relativamente à nova direcção da Mancha, como nova que é, ainda tem alguma inexperiência, fruto da juventude, mas ao contrário do que acontece na AAC-oaf, onde quase nunca se recorre ao Conselho Académico, na Mancha a Velha Guarda é ouvida e as suas opiniões são sempre tidas em consideração.

- Aos Srs. dos Pardalitos do choupal chega de bajular e tentar manietar a direcção da Mancha Negra, quer com comentários sínicos ao novo presidente da Claque, quer gabando a nova direcção por trabalho feito: "Uma última palavra para a direcção actual da Mancha Negra. Estão, a fazer um bom trabalho( o Livro das viagens é um exemplo disso, o apoio aos jogos continua pujante), e por favor não se deixem intimidar por pessoas , que já não estando" dentro da Claque", a queiram subverter ." Esta é a prova de que querem agitar as águas, e é a prova que os novos pardalitos que estão na Mancha, primeiro não leram o livro, logo não sabem que foi o seu autor, João Paulo Fernandes, depois não conhecem o espírito de quem pertence realmente à familia. A amizade que une os elementos da Velha Guarda e da Mancha, os verdadeiros, é demasiado forte para fruticas da net acabarem com esse elo de ligação.

- Para finalizar, não é o lugar que ocupo na Direcção da Académica que me vai impedir de estar junto dos meus amigos na Curva, onde sei e gosto de estar. Saí da presidência da Claque porque entendo que a mesma deve ser independente e deverá tomar as atitudes que entendem ser as melhores na defesa quer da claque mas sobretudo da Académica, coisa que a meu entender o Vosso blogue não o faz na totalidade.

Se jogasses no céu morreríamos para te ver


João Paulo Fernandes
Sócio AAC- 2717
Sócio MN- 15

Ricardo Lopes
Sócio AAC- 6825
Sócio MN- 37

14 comentários:

José Eduardo Ferraz disse...

Meus caros académicos.
Em resposta, ao comentário de um elemento da velha guarda resolvi escrever um post sobre a importância das claques, e só porque não houve resposta da vossa parte e porque na minha opinião o artigo era pacífico e em nada faltava à verdade é que infiro que vocês o subscreviam. Nunca o contrário , como tentam dar a entender.
Em referência ao que escreve quero corrigi-lo em algumas situações. Primeiro, é precisamente nas vésperas do jogo da Maia, que eu passo a exercer o pelouro das claques. Mais quem tomou a iniciativa de falar com a Câmara Municipal fui eu, portanto se a partir daí as claques passaram a usufruir de autocarros, foi por iniciativa da direcção da Académica. Peço-lhe que faça um exercício de memória para se recordar porque é que ninguém em Coimbra lhes alugava autocarros.
Segundo ponto , os bilhetes. Disponibilizei o meu telemóvel ao João Paula e ao Ricardo e foram inúmeras vezes , que eles me telefonaram a solicitar mais bilhetes. Recordo-me de Felgueiras, Vila do Conde, recordo-me da Madeira que andei pessoalmente com um director do Marítimo nos portões do estádio a identificar não só elementos da Mancha mas também outros adeptos da Briosa, para que pudessem assistir ao jogo.
Quanto aos futricas( é Assim que se escreve) a definição é a que é aquele que nunca se sentou num banco da Universidade.Ora meu caro amigo , como eu frequentei e me licenciei em Engenharia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, quer-me parecer que não será bem o meu caso.Mais, tenho-lhe a dizer que já em 1980 , altura conturbada, andava de capa e batina, sem medo de ninguém , o que naquela altura não era PARA TODAS.Mais lhe digo que estive no célebre jogo em Celorico com o Guardo( Mas o meu jovem amigo, apesar de ser da velha guarda , duvido que lá tenha estado).Foi um jogo para Homens de barba rija.Quem esteve nesse jogo foram os Comandos de Minerva, e olhe que tivemos que enfrentar dezenas de ciganos. Apesar do ambiente adverso ninguém despiu a capa e batina.Recordo-lhe que foram os Comandos os fundadores dos FANS. Portanto veja se tem um bocadinho mais de respeito quando fala deles.
Resta-me acabar, dizendo que penso que fiz enquanto dirigente , o melhor que podia e que fazia.E quando assim é…
Espero que o respeito e a alguma amizade com que penso que ficámos, não se tolde, por quanto a mim uma trica sem razão de ser.
Resta desenhar que a Académica hoje ganhe ao Belenenses e se assim o entender estarei sempre à sua disposição.

Anónimo disse...

JP tu continuas em alta nunca deixas a malta ...agora o broxe do camoes esse só se não poder vender a claque ...enquando não tinha poleiro andava por lá ...depois desapareceu!!!
Esse traste devia ser banido da claque pois agora dá bem para ver o merdas que ele era, só queria o tacho ...
O ferraz não fez grande merda pela MN enquanto lá esteve, mas tambem não tentou lixar a claque agora o merdas do camoes???!!!
Não foi ele que tentou lixar a MN no inicio de epoca por causa dos lugares anuais !!!

Nunca pertenci à MN mas vou sabendo através de amigos que se vai passando !!!

Um Abraço JP és o maior!!

ps - Camoes tem vergonha e deixa direcção ..és um triste, só assim se pode justificar que levas gajas da MN para mocar para o teu gabinete lá no pavilhão???

Anónimo disse...

"O melhor exemplo disso , é dado pelo meu filho que é sócio da Mancha Negra."
Pode até ser sócio mas esta época ainda ninguém o viu no sector. E quando na época passada ia ver os jogos nem sequer cantava por isso o facto de ser sócio não quer dizer absolutamente nada!
Quanto ao resto do que foi dito, só posso concluir que as direcções da AAC-OAF são como os políticos que querem é tacho, o que é vergonhoso porque a Briosa devia estar sempre primeiro que quaisquer interesses pessoais.
Relativamente à MN, se alguém coloca em causa a sua importância no seio do clube, basta pensarem como seria se a claque não existisse. Certamente que a AAC-OAF teria muito menos sócios e adeptos. Se assim o estádio já está sempre vazio, imaginem então sem as 1000-1500 pessoas que normalmente estão no sector. Já para não falar dos jogos fora em que muitas vezes a Briosa pode sentir que está a jogar em casa. Tenham vergonha!

velhoestilo disse...

Não Gosto nem nunca gostei de comentar em blogges ou sites, sobre temas ou mesmos opiniões de cada um, mas em virtude de me parecer que "alguns" e alguma opiniões são de elementos pseudos
entendidos que na realidade e nas situações não estão presentes, só me cabe comentar o seguinte;
-Dos fracos não reza a historia, força JP és um homem com H grande e muitos tem inveja e dor por não serem nem terem ideias, esta coimbra não é dos pseudos Doctores mas sim de todos os que amam e sentem e sempre do seu bolso pagaram para apoiar a briosa.
tenta a adivinha: qual a bancada que se encontra sempre composta, será a ex. central A ou a dignifica central B, assim se vê que outrora esses pseudos Drº apenas iam a bola pois as entradas eram facultadas pelos conhecidos.
Acordem...respirem!

ultra contra o futebol moderno
Miguel - assino

[M]toni[N]85 disse...

Opá mas como e q um gajo q nem sequer e da Mancha vem falar do "Camões" para a net! Estupidez não por favor! Como é q sabes q ele leva gajas para o gabinete? És uma delas? Quanto ao resto... axo o pardalitos do choupal uma coisa asquerosa mas vou dando uma vista de olhos para conhecer a realidade da nossa Académica e dos seus sócios. Para além disso, axo q ainda esta para vir o dia em q o JP não tenha razão!

Velha Guarda disse...

Caros Associados

Ao dizer que Sr. Ferraz passava a ser uma cara visivel na direcção é um facto, deste modo passámos a ter alguém, finalmente com quem falar. O seu trabalho teve coisas boas e coisas más, mas só quem nada faz é que não erra ou as faz menos bem.
É um facto o episódio que contou na Madeira e a ajuda dada para que muitos adeptos da AAC entrassem sem pagar bilhete. Tentou arranjar autocarros na CMC, mas não para a Mancha, para todos os adeptos da AAC. A dificuldade que a MN tinha em alugar autocarros devia-se na altura a duas razões:
- Uma porque na deslocação a Guimarães fomos barbaramente atacados pelos adptos espanhois do Vitória tendo sido traduzido vários prejuizos no autocarro, Vidros partidos, tejadilho danificado. Na viagem à luz passou-se coisas semelhantes, partiram-se dois vidros no interior do estádio. Era um risco alugar autocaros à claque, não pelos comportamentos dela mas sim pelos locais onde ela se deslocava.
- Nessa mesma época a Mancha Alugava autocarros através da Sociedade que geria o Jornal Académica, devido a acordos publicitários. Os mesmos eram facturados a essa sociedade, a Mancha deslocava-se à sede do jornal na minha pessoa, sempre acompanhado por outro elemento da direcção da MN e realizávamos o pagamento. Pagamento esse que depois desaparecia e não chegava aos fornecedores de autocarros (Moisés Correria de Oliveira). Todos os envolvidos no jornal devem lembrar-se do que aconteceu e das pessoas que então sairam e das razões porque sairam...
Quanto ao facto de me ter referido aos futricas, foi um termo que utilizei para os anónimos que dizem o que querem sem dar a cara como está a acontecer por aqui neste mesmo blogue embora tenha sido solicitado a que todos os comentadores assinassem os comentários sob pena de os mesmos serem abulidos.
Não pretendo mais polémicas todos fazemos coisas boas e más, na minha opinião se se fala delas é bom sinal, é sinal que se está a fazer algo, quem nada faz nunca é referenciado...
Volto a referir que da minha parte e como sócio, membro da Velha guarda, ex dirigente da Mancha Negra não vou permitir que se aproveitem da imagem da Mancha Negra para outros interesses, não o fiz enquanto presidente não permito que outros o façam, nomeadamente o seu Blogue meu caro ferraz.

Um abraço e depois da azia com que estou por mais uma derrota é melhor não me alongar mais.
PS- Uma palavra para o Camões que foi alvo d injustiças aqui escritas, que está perto dele sabe das razões porque anda mais afastado. Tacho não precisa é um homem de trabalho e a AAC deveria ver isso até reconhecido, a horas de voluntariado já deveriam chegar, paga-se demais naquela instituição a quem pouco faz, que está lá á borla é quem tem de trabalhar, que o diagm seccionistas e demais voluntários.

Um abraço
João Paulo Fernandes

José Eduardo Ferraz disse...

Meu caro Amigo João Paulo.
Agradeço-lhe desde já o seu texto.Desde já que da minha parte, e penso que todos os outros são dessa opinião, nunca utilizarei o blogue para atacar ninguém nem nenhuma instituição.Tão somente , apontamos rumos, e denunciamos situações que achamos que estejam menos correctas.Em Relação, ao Ricardo(Camões) penso que se refere ao seu site , pois aqui( Pardalitos do Choupal) nem da minha parte , nem de ninguém ele foi atacado.Muito pelo contrário.Como já aqui referi, guardo gratas recordações de vocês os dois.Em relação aos autocarros é óbvio que não seriam só para a Mancha, como como também é óbvio, como a grande maioria que usufruia deles eram também sócios da Mancha.Aqui , não gosto de distinguir adeptos da Académica.
Resta-me desejar, um Santo Natal para todos.
P.S. Também meu caro estou com azia depois do jogo de ontem, mas como académicos que somos vamos acreditar num 2006 cheio de sucessos.

Velha Guarda 1985 disse...

Caros Amigos, ´

depois de tudo que tenho lido e ouvido não só acerca da minha posição em relação à Mancha Negra bem como em relação ao departamento de futsal, de que me orgulho dirigir, apenas tenho a dizer o seguinte.

1- Em relação à MN, não devo explicações a ninguem, apenas que sou sócio e elemento da Velha Guarda.

2- O trabalho feito pela anterior direcção da MN fala por si, se mais não foi feito, foi simplesmente por falta de tempo, Peço desculpa por isso.

3- Muitos esquecem-se de como foi possivel nas ultimas 2 épocas a MN ter autocarros nas deslocações, tal como disse o JP e bem, os que estão perto sabem e é esses que devemos recenhecer. Será distracção ou o não querer ver de algumas pessoas.

Não me vou alongar muito apenas dizer aos que falam em tachos, que eu, tal como o Chumbita Nunes tenho o meu ordenado em dia.

Grande abraço a todos os verdadeiros académicos (os que dão a cara)

Velha Guarda - 37

Ricardo Lopes

Anónimo disse...

camoes a mancha nada te deve ... teu $$$ foi bem tirado, tu e o amavel devem ter enchido bem bolsos naquelas viagens com muita gente !!Alguns da velhos mancha já se estão a afastar e a claque só está a ganhar com isso ...chega de xulos!!!!!!!!!

Bruno Almeida disse...

Sinceramente tenho pena que muitas das pessoas que atacam, e tentam denegrir a imagem de um individuo o façam sem provas, e pior que o façam sem dar a cara.
É muito triste saber que há pessoas que nao tendo a coragem que outras tem, escrevam coisas insinuosas.

Bruno Almeida

GURU85 disse...

"Alguns da velhos mancha já se estão a afastar e a claque só está a ganhar com isso ...chega de xulos!!!!!!!!! "

ALMINHA VÊ-SE LOGO QUE EMBURRAS PLOS OUVIDOS!
NÃO SABES O QUE É AMIZADE NEM NUNCA CONHECES-TE A MANCHA NEGRA!

O QUE SERIA DA MANCHA SE NÃO FOSSEM OS VELHOS?
QUEM FEZ AS MAIORES COREOGRAFIAS DA MANCHA?

NÃO ESTÁS CONTENTE COM O TEU GRUPO?
ENTREGA O CARTÃO E FORMA OUTRA CLAQUE.

AS VIAGENS ERAM CARAS?
NÃO VIAJAVAS IAS DE CARRO PAGAVAS DO TEU BOLSO OS BILHETES E O TRANSPORTE.

COMO DIZ O VELHO DITADO: "PIOR DO QUE O CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER"

UM ABRAÇO

NUNO TIAGO BRANCO

Velha Guarda disse...

"mancha nada te deve ... teu $$$ foi bem tirado, tu e o amavel devem ter enchido bem bolsos naquelas viagens com muita gente"

Em primeiro lugar não deves saber fazer contas, pois as viagens que levavam muita gente eram até as que davam maiores prejuizos. A mancha Negra nos últimos anos raramente viajou com preços superiores aos preços faciais dos bilhetes que eram vndidos nas bilheteiras.
Através das estratégias montadas pela MN Tours os sócios da MN pagavam normalmente os preços de viagem e Bilhete ao preço só do blhetes, que é que pensavam que pagava os autocarros. Imaginam qual o preço do aluguer de um autocarro?
Mais uma vez peço a todos os cobardes que tenham coragem de assinar os comentáios que fazem sob pena de acabar com os mesmos.
Acima de tudo saiba ser honestos por quem muito deu à claque e sobretudo a voxes que têm tudo feitinho, autocarro àporta da sede, bilhete entregue dentro do autocarro, nem a merda das faixas e estandartes muitas vezes levam, são sempre os pretos.

Em relação ao Velhos se estarem a afastar, realmente a Mancha só tem a ganhar... A mentalidade deixa de ser a de apoiar incondiionalmente a Briosa, deixa de ser a da Amizade entre os membros, e assim a mentalidade da Cerveja e da Droga pode imperar mais facilmente.
Será que sais rouco dos jogos ao menos cobarde Anónimo.
Tenho pena que ataques pessoas que deram muito à claque, sobretudo sem dares a cara, tinhas valor se desses a cara aí sim a tua opinião poderia ser devidamente rebatida e tida em consideração. Como cobardes que muitos são não vele a pena explicar tudo. Aliás quem tem dúvidas aparece na sede da MN trabalha e fica a perceber as coisas...


Um abraço à VG-1985

JP74

caneças-sec lisboa disse...

ja chegou..tambem a mancha o que mais se tenia, a insensatez, cobardias e falta de coragem de algumas pessoas, que tentam fazer igual a outros grupos. A mancha nunaca foi e nunca sera o que querem tentar fazer dela actualmente, eu proprio lutarei contra isso , quem gosta realmente da mancha nao faz e diz estas coisas.deem a cara e assumam se , nao sejam meninos, pois farto de meninos ja eu estou, tenho visto coisas ultimamente que sinceramente so me metem nojo , e tudo que realmente de bom tinha a mancha esta a esfumar-se.Reflitam e mudem de atitude. senao a que tomar medidas...

tusta disse...

ois pessoal da mancha negra,keria ja daki dar um abraço a voces pelo o apoio ao vosso clube e pela vossa lealdade a vossa terra.Já vi ke os problemas dentro de curvas ultras não existe so para os meus lados, kem me conhece sabe ke sou novo e tenho poucos anos de ultra, mas como diz o meu padrinho da bola, ninguem me ensine cantar nem ir ver o meu clube a kalker lado.
Já vi ke voces tambem tem guerras internas dentro do vosso clube e dentro da vossa curva,por isso axo ke a vossa velha guarda é extremamente importante para a união do vossa curva e para expulsar kem tenta desuni-la,mas tuda a gente sabe ke kem tem amis força ganha não sei os intervenientes na materia mas isto é a vida ultra kem tem força ganha msm ke não tenha nenhuma razão espero ke tudo se resolva...
p.s. temos um coisa a favor duxxi=merda
TUSTA JUVELEO MARGEM SUL 1976