
Embora não seja este o objectivo deste Blog, pois serve para passar mensagens positivas do que é ser e estar na Mancha Negra, não posso deixar de o utilizar para responder aum artigo lido num blogue da Académica,
http://pardalitosdochoupal.blogspot.com/, chamado "
A importância das Claques".
O que me levou a escrever foi o seguinte comentários:
"É sintomático, ainda ninguém da dita velha guarda da Mancha ter comentado o meu post.Só posso depreender disso que o subscrevem no seu todo."Assinado por: José Eduardo Ferraz
O facto de eu pessoalmente não ter comentado no vosso blogue o que quer que seja sobre o seu Post, está relacionado com o facto de como escrevi em Novembro num artigo chamado "Para uma verdadeira Reflexão" colocado em 14/11/2005, não iria mais colaborar com o Vosso Blogue quer a nível de postes quer a outro nível, incluindo comentários. Passo amiudemente pelo vosso blogue vejo os posts como o faço em todas as paginas dedicadas à AAC-oaf.
No entanto achei que este sería o local ideal para responder a um post onde fui visado e sobretudo onde a Velha Guarda, da qual muito me orgulho de pertencer, foi igualmente visada.
Nesse sentido passo a dizer o seguinte:
- Comentários na net, quando não assinados são da maior cobardia, por detráz de um teclado sob o anónimato escreve-se tudo sem dar a cara, sobretudo pode-se usar nicks identificativos com outros só para lançar polémicas...
- Relativamente ao Sr. Ferraz, foi verdade que a partir de determinada altura foi nomeado, para desempenhar o papel de Vice presidente para as Claques. Finalmente numa Direcção da AAC.-oaf havia alguém a dar a cara e saberíamos com quem tratar dos problemas, sempre o fizemos anteriromente com o Dr. Coroa, felizmente. Ter alguém para nos resolver ios ploblemas era bom o que não quer dizer que os resolvesse. Nomeadamente quando refere que arranjava autocarros para a Claque é totalmente mentira. Na altura a CM Coimbra por vezes nos momentos decisivivos dos campeonatos disponibilizava transporte para os adeptos da AAC-oaf, no qual lógicamente estaríam os membroa da MN. Relembro-lhe somente o caso da Viagem a Vila do Conde onde foram disponibilizados 2 Autocarros por parte da Autarquia e os indefectíveis e fíeis adeptos da MN não foram contemplados com nenhum autocarro, tendo na deslocação seguinte a um Sábado à noite à Maia aparecendo a Mancha com uma frase "Adivinhem como Viémos?... De autocarro...".
- Relativamente aos acontecimentos trágicos de Leça, foi total a disponibilidade dos nossos telemóveis para vos ligar, agora para atenderem já não posso dizer o mesmo. Assim que foi solicitado apoio juridico esse foi pronto, mas no dia da primeira audiência ficamos entregues a nós mesmos, tendo cada elemento da Mancha de arranjar o seu advogado.
- Quanto aos Bilhetes disponibilizados nos jogos fora, acho engraçado referir-se ao esforço para os ceder às Claques, no entanto deve estar equivocado qual sería a Claque a quem entregava os bilhetes, não seriam aos FANS. Lembro-me entre muitas situações duma viagem a Penafiel onde estavamos somente 4 elementos da MN e solicitámos bilhetes e não haviam. Depois apareceram dois Estudantes trajados e logo apareceram 2 bilhetes mágicos. Para cúmulo ainda lhes dei boleia para baixo e à borla...
- Sr. Feraz refere "Pertenci à extinta claque dos Comandos de Minerva , nos já longínquos anos de 1980-86 .Ainda a Mancha não existia Fui membro fundador dos Fans em 1986." A mancha tem como data de Fundação o grande dia de 3 de Março de 1985. Quanto ao seu filho ser sócio da Mancha, é sinal de inteligência, mas mesmo que quisesse ser dos Fans, não podia porque estes pura e simplesmente já nem existem como grupo de apoio Briosa, se é que alguma vez o foram.
- Relativamente à nova direcção da Mancha, como nova que é, ainda tem alguma inexperiência, fruto da juventude, mas ao contrário do que acontece na AAC-oaf, onde quase nunca se recorre ao Conselho Académico, na Mancha a Velha Guarda é ouvida e as suas opiniões são sempre tidas em consideração.
- Aos Srs. dos Pardalitos do choupal chega de bajular e tentar manietar a direcção da Mancha Negra, quer com comentários sínicos ao novo presidente da Claque, quer gabando a nova direcção por trabalho feito: "
Uma última palavra para a direcção actual da Mancha Negra. Estão, a fazer um bom trabalho( o Livro das viagens é um exemplo disso, o apoio aos jogos continua pujante), e por favor não se deixem intimidar por pessoas , que já não estando" dentro da Claque", a queiram subverter ." Esta é a prova de que querem agitar as águas, e é a prova que os novos pardalitos que estão na Mancha, primeiro não leram o livro, logo não sabem que foi o seu autor, João Paulo Fernandes, depois não conhecem o espírito de quem pertence realmente à familia. A amizade que une os elementos da Velha Guarda e da Mancha, os verdadeiros, é demasiado forte para fruticas da net acabarem com esse elo de ligação.
- Para finalizar, não é o lugar que ocupo na Direcção da Académica que me vai impedir de estar junto dos meus amigos na Curva, onde sei e gosto de estar. Saí da presidência da Claque porque entendo que a mesma deve ser independente e deverá tomar as atitudes que entendem ser as melhores na defesa quer da claque mas sobretudo da Académica, coisa que a meu entender o Vosso blogue não o faz na totalidade.
Se jogasses no céu morreríamos para te ver
João Paulo Fernandes
Sócio AAC- 2717
Sócio MN- 15
Ricardo Lopes
Sócio AAC- 6825
Sócio MN- 37