quarta-feira, março 08, 2006

Fotos Com história


Estava novamente à procura de uma foto para ilustrar esta Rúbrica e encontrei esta foto, que para muitos de vós nada vos diz, mas que para muitos dos fundadores da Mancha e membros da Velha Guarda certamente lhes dá muitas recordações.
Esta foto representa a forma como artesanalmente se fazia fumo negro na Mancha sempre seguido depois pelo fumo branco, dos extintores a apagar o fogo. As primeiras grandes fumaradas na Mancha eram feitas de forma artesanal, onde desde espuma das almofadas, usando petróleo, polvora, Palha-de-aço e farinha tudo foi usado para que se pudesse fazer bons espectáculos:

"O pó-de-talco
Não consigo precisar o jogo, mas recordo-me como se fosse hoje. Aconteceu naqueles minutos antes da entrada da equipa em campo, em que tudo era preparado ao pormenor: bandeiras, papelinhos de jornal a serem distribuídos, a coreografia das palmas num ensaio ininterrupto e a adrenalina a subir. Eis que entra a nossa equipa, saúda a central coberta e dirige-se para nós com os braços no ar. Bandeiras desfraldadas, “confetis “ de jornal ao vento, muitas palmas e o grito quase onomatopeico A-CA-DÉ-MI-CA! ecoam. Estava nas primeiras bancadas, virei-me para trás e qual não foi o meu espanto quando vi o Rui Mário com uma embalagem de pó-de-talco Ausónia, perfumado, a fazer pequenas nuvens de pó à volta da sua cabeça. O efeito pretendido, obviamente, não foi o mais eficaz, mas uma vez mais nos diferenciámos quer pela tentativa de inovação quer pela apresentação de coreografias que primassem pela originalidade. Este episódio ainda hoje me faz rir. Grande Rui!"

Sobre esta temática e até ao jogo do fim de semana iremos apresentar alguns excertos do Livro "20 anos 20 viagens", onde se aborda este tema, FUMARADAS...
Pode ser que desta forma quem ainda não tenha o livro fique curioso de ler o resto e o adquira, ja sabem podem fazê-lo na sede ou através do email livromn@manchanegra85.com

Sem comentários: