
As minhas coreografias favoritas sempre foram aquelas que metiam estandartes e fumarada …ainda me lembra quando a MN aderiu às novas técnicas de desenhar estandartes e começou a usar retroprojector para que os desenhos fossem mais perfeitos e elaborados, sim porque nem todos desenham como o Branco …
Nada melhor para se fazer uma grande quantidade de estandartes, do que um espaço amplo onde o pessoal pudesse trabalhar à vontade e onde houvesse a tal máquina para facilitar o pessoal do desenho … o Roger lançou a ideia “ que tal em SCD na sede dos escuteiros” e assim foi a malta combinou um sábado à tarde para trabalhar…a classe operária apareceu em peso, Gordo, Quaresma, Eu, Ba, Ferrão, o Roger e claro o Kapo (acho que o Branco não alinhou na modernice? ele depois confirma).

Chegados a SCD (14h:00) foi preciso descarregar a mercadoria dos carros, como alguns de nós não tinham tomado o café da tarde, lá fomos até ao mercado …sabem como é, atrás de um café vem uma cerveja e outra e outra, até que alguém diz “e porque não um kilo de camarão!” …a malta olhou uns para os outros e pensou, porque não!!! Dito e feito lá veio o kilito, à volta da mesa Eu, Ferrão, Ba, Quaresma …o Gordo estava noutra mesa já não me lembra com quem …mas esse pessoal era só becas…nós era o kilito e o belo Whisky Vat 69, aquilo escorria como mel…agora me lembro o Camões também foi!! Entretanto o pessoal (Roger e JP) que ficou na sede dos escuteiros começa a dar sinal de nervosismo porque o carro onde a malta veio ao café tinha as canetas para desenhar …ligam para nós e a malta responde “é só um café vamos já” … e assim foi pedimos mais um kilo de camarão, uma rodadada de Vat e segue para bingo … a esta rodada o gordo já pairava na nossa mesa a gamar camarão …ele não queria entrar na despesa mas não parava de rapinar o prato !!! Quaresma dava sinais de nervosismo “ assim queres comer também pagas “, estavam a ver o Gordo a pagar?? …mais uma vez o JP liga a pedir as canetas e a mandar vir que a malta veio para desenhar e que era uma falta de respeito !!! a malta lá se resolveu e arranjou alguém para lá ir levar as canetas …nós foi mais um kilito e claro o famoso Vat que já começava a bater … Quaresma começa a desatinar com o Gordo, ele tinha acabado de gamar mais um camarão, a discussão estava a ficar feia ... e não fosse a malta a acalmar e aquilo tinha descambado sim porque para alem dos camarões agora o Gordo já sondava o Vat também …o que salvou a situação foi o roger ligar a chatear “ vieram para trabalhar ou comer, o meu pai está a assar carne e vocês ainda não fizeram nada !!!” …a malta pensou é melhor ir afinal viemos para trabalhar e assim foi.
Chegados à sede o JP e o Roger estavam doidos … blá blá blá…blá blá blá …o pessoal do copo acaba por descobrir o assador e o pai do Roger e claro umas cervejas que ele tinha…”que bela tarde de trabalho” dizia eu.
Com o chegar da noite e o trabalho quase feito, surgiu a ideia de ir até a um bar … assim foi, uma bela esplanada ao ar livre com uma vista para o rio, umas belas de umas mesas de plástico e as canecas de cerveja em cima que mais podia a malta desejar depois de uma tarde de trabalho árduo!!! A certa altura o Gordo começa a picar o Quaresma para lhe gamar a caneca, como já estavam picados da tarde aquilo ia acabar mal!!!E não demorou muito, com mais uma investida do gordo o Quaresma levanta-se e com aquela bela barriga vira logo uma mesa e agarra o gordo que por sua vez vira outra e a confusão está instalada, os Gordos só com o movimento de ancas viravam as mesas cadeiras e canecas e a certa altura estava a confusão instalada, os Gordos discutiam a plenos pulmões o dono queria chamar a GNR …HE HE HE …que lindo!!! Felizmente tudo acabou bem.

Um Abraço à classe operária que me acompanhou no banquete …
Amável Prata