sexta-feira, janeiro 27, 2006

Se não morri …Sou IMORTAL!!!


Aí estão elas... as histórias de quem já muitos km's percorreu ao longo dos anos... vamos lá malta toca a escrever umas linhas, o livro já tem umas poucas de históriasd dá a tua quota parte, enriquece o historial da grande Mancha Negra, mostra que estar numa claque não é ser porco feio e mau...

Ex agente Prata conta aquela que para mim foi o momento mais dramático pelo que passei, nos comentários dou mais uns ajustes...

"Uma bela tarde de Sol, pouco mais de 30 ultras da MN e um sector visitante à antiga, estes foram alguns dos condimentos para esta aventura.
Antes de mais quero mandar um abraço a um miúdo que esteve presente neste jogo, mas que infelizmente as más companhias arrastaram para a merda…espero sinceramente que consigas refazer a tua vida …Spray esta viagem é para ti.
A chegada a Paços foi normal, o sector visitante cheio de adeptos locais? vimos logo que seria uma tarde complicada e assim foi.
As bocas começaram cedo “ todos a sentar”, “tirem essa merda da rede”, “ não queremos barulho”, o mais estranho é que sempre que olhava para trás, lá estava ele… um gajo gordo para ai com 30 e poucos anos acompanhado do seu filho…era sempre ele que mandava as bocas e já sabemos como é este pessoal começa um e logo são dois, etc. E as bocas continuaram, houve uma jogada em que a briosa foi prejudicada e alguém vai a rede … o pessoal de paços começa a mandar bocas “ se estragam a rede vai haver problemas”, “ quem manda aqui somos nós e não queremos ninguém na rede” …voltei a olhar para trás e lá estava ele …o mesmo gajo de sempre era ele que agitava os outros.
O jogo continua e penso que um jogador do paços faz falta e a malta vai a rede protestar…quando volto lá estava ele no meio do pessoal a mandar vir, vem ter comigo agarra-me e eu fiquei doido “ Estás-me a tocar! Estás-me a tocar!” e perdi a cabeça aliás dei-lhe uma cabeçada que lhe abriu a cabeça e começou logo a jorrar sangue, não foi nada bonito de se ver …mas foi eficaz. Chegou o intervalo e a malta foi beber umas cervejas, durante a segunda parte as provocações subiram de tom, mas nada mais que isso. A malta ainda avisou um gordo da GNR que aquilo ía dar merda, ele responde “ vocês não lhe digam nada que eles não vos chateiam, está tudo controlado” … O final do jogo chega, o arbitro apita, os jogadores vão para os balneários, a GNR também, as luzes do estádio são apagadas e a malta fica sozinha na bancada é quando um dos gémeos que estava no cimo da bancada a olhar para a rua diz “estão uns 100 ou 200 lá fora com paus à nossa espera”, o Fritz foi ver e ... “ é verdade está toda a gente à nossa espera”…acaba de dizer isto e eis que entra na bancada o gajo que eu tinha maltratado só que desta vez vinha acompanhado chega ao pé de mim e diz “ e agora que vais fazer” … eu respondi “ eu não sei tu, vais bancada abaixo” e assim empurrei o gajo pelas escadas. Não demorou a aperceber-me que os amigos do gajo estavam ali para ajustar contas… entretanto dezenas de pessoas saltavam a rede que nos separava da central, armados com paus, pedras, e uma série de objectos que não vi mas senti e de que maneira …o mais estranho e que só me queriam a mim e ao Quaresma …”só queremos o careca e o gordo” gritavam eles ( já não me lembra porque queriam o gordo ..ajudem!!!) … aquilo foi um festim, mesmo com o pessoal da MN a ajudar, levei socos, caía e ao levantar-me levava pontapés na cara, levei pauladas na cabeça, pedradas (não atiradas, mas sim a servir de luva de box), e aquilo durou uns 15 min …o que os deixava mais revoltados é que eu não sangrava e como tal não parecia mal tratado!!!
O JPe o Camões a custo conseguiram atirar-me por cima da rede para dentro de campo, e a queda foi de chapa no relvado pois já não tinha forças. Já dentro de campo aproximou-se de mim um gajo a dizer que era o delegado da liga, mas só tive tempo de o afastar e ir para o outro lado para dentro dos balneários achava eu seguro !!! Lá dentro o médico da AAC começou a examinar-me, tudo parecia mais calmo, parecia …até que começo a ouvir alguém aos gritos “ onde é que ele está … ele veio para aqui !!!” era um funcionário do clube à minha procura …ainda tive tempo para lhe dar uma chapada e voltei para o relvado ai já estava algum pessoal da MN à minha espera e também alguns agentes pançudos da GNR entre eles aquele que dizia que nada se passaria. As coisas acalmaram, foi altura de contar os feridos, EU, o Quaresma (levou um murro com uma pedra na face e ficou com um olho mal tratado) e a Fernanda (levou uma paulada no braço que era para mim).
Entretanto vim a saber que o Tó “Paparazzi” estava a tirar fotos da confusão para as Beiras e acabaram por lhe partir a máquina.
Destino seguinte foi a esquadra da GNR … Eu, o Gordo e a Nanda … o Quaresma trazia um saco de gelo na cara, quando fomos chamados para um gabinete, ele entra e põe o saco todo molhado em cima de uma mesa cheia de processos … o Bófia ficou doido o Gordo tinha molhado tudo e para o mandar embora começou por ele… “ BI” …o Quaresma saca o BI do bolso e dá-lho … o chui não queria acreditar … “ você sabe que o BI está caducado faz dois anos” … Gordo responde … “ não tenho tido tempo” …como podem imaginar foi a risota total e o guarda não gostou e ameaçou a malta ficar detida …Por fim lá fomos e a viagem correu normalmente até Coimbra …tirando as fortes dores de cabeça e alguns galos, aparentemente eu estava bem …acabei por ir ao hospital, tive duas semanas de baixa tinha 13 hematomas na cabeça e o cabedal todo negro e dorido, mas não sangrei uma gota de sangue …
Ainda hoje continuo a dizer “ se não morri nessa tarde é porque sou IMORTAL”

Um Abraço
Amável Prata

Nota - no meu regresso a Paços, o mais incrível aconteceu, o chão da bancada estava podre e ruiu e eu acabei por cair da bancada …somente EU …terá sido castigo !!!"

Sabes que nunca estarás só...
Na primeira ou segunda Divisão
Porque tu és a Briosa
O orgulho d nosso coração...

16 comentários:

Velha Guarda disse...

Este jogo para mim foi um se não o momento mais dramático que vivi ao longo da minha vida de adepto...
Não estavamos perante uma simples batalha de ultras ou entre adeptos, eles estavam armados de paus, ferros, pedras tudo o que lhes desse jeito e nos somente mãos e sintos...
No entanto foi dramático porque estive sempre perto dos amigos referidos na história:
1º porque estava com o quaresma quando ele foi atingido com um calhau na cabeça, este não fora atirado, 3 adeptos do paços rodearam-nos com paus na mao e um deles estava com um grande calhau na mão acertando à má fila por traz na cabeça do quaresma, este aterrou de imediato, quando se iam a virar para mim, disse-lhe: Ó FDP matas-te o gordo... ele assustado reparou no gordo deitado no chão inanimado bazou de imediato.
Assim que olho para baixo vejo o Amável a Mandar o Artistaq de Paços pela bancada a Baixo e todos a virarem-se a ele...
O Camões abraçado ao Amavel juntamente com a Fernanda a tentarem ajudá-lo, não faço mais nada saltei para a parte onde eles tavam e indo buscar forças não sei onde consegui agarrar em peso no Amável (pesava 100Kg na altura) e manda-lo para o outro lado da rede.
Depois como se não se tivesse passado nada as coisas acabaram de seguida. Saltei a rede e fui levar o Amável ao Posto médico.
Ao chegarmos à zona dos balneários hoje agradeço ao António Augusto (Chefe de Dep. Futebol da AAC) que me agarrou, após u dirigente do Paços ter dito que as que levámos ainda tinham sido poucas, fui direito a ele para lhe mandar um celo sendo então agarrado pelo A. Augusto.
Para finalizar um saudação ao amigo Spray que quem o viu naquele jogo, saltou a rede e pos-se a milhas à primeira confusão, fosse capaz de fazer o que fez... Mas passado é passado e por falar nisso malta está na hora de nos juntarmos e irmos visitá-lo de novo. Será que o BA apesar de estar enfeitiçadop ainda lá vai connosco??? Marquemos essa visita...

Anónimo disse...

Pois é...

Só quem realmente lá estava neste jogo pode perceber a gravidade da situação, nunca assim vi uma coisa, aqueles animais se pudessem tinham nos comido vivos.

PS: A imortalidade existe.

Abraço

Ricardo Lopes

Roger Sousa disse...

Concordo com o que dizes camões aquele final de tarde foi intenso.. mesmo.
Superado apenas por Leça Storm

Pedro Ferrão disse...

Amável, eles queriam o Gordo porque ele tinha mostrado a lingua durante a 2ª parte a um adepto do paços que estava do outro lado da rede...Que belo final de tarde em Paços de Ferreira!Lembro-me perfeitamente que na viagem para Paços só se falava de confrontos por causa do sorteio do Euro 2000,tinhamos ficado no grupo da Alemanha e Inglaterra...mal sabiamos o que nos esperava!
Faltou também contares que o Viagra ao intervalo fez um grande amigo no Bar do Paços,até ganhou uns finos à borla com isso...depois no sarrabulho esse grande amigo despediu-se dele com umas valentes chapeladas nos cornos!!!
Foi uma grande época,talvez a época em que mais crescemos em mentalidade e em nódoas negras...muito levamos no focinho!!15 depois de Paços foi esposende e ainda tivemos festa em Penafiel...Sem dúvida um dos anos mais "marcantes" da MN!

um abraço,

Pedro Ferrão

Pedro Ferrão disse...

Ah!E sempre acompanhados do amigo Agente do Bigode...

Anónimo disse...

Existe uma foto na sede, (penso eu) comigo a falar com um GNR antes do jogo e ele dizia, "isto aqui é calmo, não se passa nada" , irra que o gaijo era burro.

Quanto aos acontecimentos de leça, penso não terem sido tão intensos, tiveram foi, um desfescho infeliz.

Tambem se não fossem etas coisas, que histórias teriamos para contar mais tarde? Não é assim Amável?

Quanto a ti Ferrão, sempre te escapas-te cabrãozito!

PS: Rico arroz de marisco

Abraço a todos vós... amigos

Ricardo Lopes

Anónimo disse...

Parabens JP por este espaço, assim parece que estamos mais perto de todos!

Que tal um jantarzinho da velha Guarda para a proxima 6º feira? dia 3 Fevereiro, Véspera do AAC x PAÇOS DE FERREIRA. Que melhor altura!

Ricardo Lopes

sergio disse...

Lembro-me perfeitamente de no jogo em casa a seguir a esses grandes episodios de paços a que obviamente nao fui porque era pequenito (lol),a malta tar a falar das cenas que se passaram...do so queremos o gordo e o careca....da maquina partida...de uma rapariga que costumava sentar-se ao lado na mancha na central B ter andado dentro do relvado (e muito outro pessoal), enfim....por alguma coisa tenho sempre grande estima pelas velhas guardas das claques, outros tempos! Ja em relação a anos mais tarde o amavel ter caido na bancada porque aquilo estava podre...essa foi de mais, tava ao meu lado aos saltos (se calhar foi da minha barriga que aquilo cedeu lol) e aquilo partiu-se....é a excelente qualidade dos estadios que temos, onde por sinal se praticam preços a ter em conta! :)

Abraço

Barata

Amavel Prata disse...

Ferrão fica prometido eu vou relatar as viagens seguintes a paços ...esposende e penafiel.

Camoes marca ai a janta eu alinho e mais que um strip ...já está na latura de matar saudades ???

Amavel Prata

Pedro Ferrão disse...

Camões,sabes perfeitamente que nunca fui rapaz de me meter em confusões...vou mais é para ver a bola e cantar!No fundo sou um artista...o "Guarda-Redes Cantor"!

Amável,sabes que papel encontrei ao limpar a minha secretária?a multa do cinto atrás!!!


Abraços e que venha esse jantar!Até digo mais...devia ser nas salsichas picantes do viaduto,esse moderno e arejado estabelecimento com vista para a cozinha a meia luz...

Pedro Ferrão

Anónimo disse...

gd tarde desportiva...viagra

Anónimo disse...

o amavel tá doido diz k vai a setubal e até já ker jantar c a malta!!!deve ser a raquel k tá farta de o ter em casa..
abraço,viagra

Anónimo disse...

Grande relato. Um grande abraço para o amigo Amavél de um Auri-Negro.

Kezman disse...

"Voces não se metem com eles , que eles não se metem com voces" GNR , gordo com bigode 5 minutos antes de sermos "massacrados". Ainda hoje tenho uma cicatriz desse dia. Tive 1 semana com dores de cabeça á conta de uma pedrada que levei.

guito disse...

Sou sportinguista e não percebo puto do interior das claques. Mas com esta história fiquei louco. Espero-te vida eterna!!! E não percebo como deixam que os pacenses possam ficar na bancada visitante. Pela história contada, teria piada uma "vingança" em Coimbra. Embora se diga para não se fazer aos outros o que não se gosta que nos façam! Saudações

acab disse...

Apesar do meu coração pertencer a outra equipa, grande historia, enfim coisas de outros tempos, nos quais infelizmente ainda não andava por esses estádios fora.

Abraço para a malta deste blog!

ACAB ViSEU