quarta-feira, janeiro 04, 2006

Protesto Ultra Nacional!!! Moda ou Afirmação?

Queria deixar expressa a minha opinião sobre uma ideia que surgiu na Net, nos blogues Ultras, para a realização de um protesto a nível nacional de todas a claques na próxima jornada.
Por principio estou de Acordo com a ideia de realização de uma Manifestação contra o Estado do Futebol Moderno. Sempre fui dos que mais alertei e tentei que a Mancha estivesse sensibilizada para esta problemática.
No entanto como não há bela sem senão, a forma como todo este processo está a ser desenvolido é que me leva a ter algumas reticencias...
Lembro os mais novos que por ocasião de um comgresso de Claques realizado em Leiria, surgiu a ideia de todos os grupos levarem uma faixa para os estádios. Essa faixa dizia o seguinte "Porque nós existimos"... sabem qual foi o resultado? Ninguém ligou puto nem os nossos objectivos foram alcansadados.
Agora voltam a surguir ideias de se voltar a colocar frases na rede. A mim sinceramente a ideia é válida, mas parece que surge divido a uma moda que está a pegar em Portugal (já surgiu em Itália à pelo menos 3 anos e frança idem) que é a luta contra o Futebol Moderno.
Se estamos contra o Futebol Moderno a ideia surgiu nas cenas modernas, surge na net, os mentores comunicam por SMS, não há contacto humano entre as pessoas, para onde se quer levar uma ideia que originalmente era boa, mas por outro lado estão a querer dar cabo dela. O contacto humano as relações pessoais onde ficam??? A génese da cona ultra do grupo da amizade das relações ficam aonde?
Não concebo que após o surgimento desta boa ideia não se aproveite para fazer uma coisa em grande, juntar os lideres do maior número de claques possivel, debater o assunto e acima de tudo não limitar a iniciativa a uma frase, frase esta que deveria surgir de um consenso.
Outra coisa que também me irritou foi o facto de ver o nosso grupo envolvido nesta temática sem a sua direcção ter confirmado junto dos organizadores que iria participar.
Relembro todos que a Mancha já à pelo menos 3 aos que vem alertando para esta temática do futebol moderno, das transmissões televisivas, dos jogos em dias e horas imprórpiras e dos preços dos bilhetes. Por acaso não me lembro de nenhum dos grupos ter assumido connosco esta luta, tirando a Torcida Verde e recentemente a Fúria Azul
Relembro sou a favor da ideia, no entanto acho que a mesma deveria ter sido debatida por quem representa os grupos, os seus lideres e direcções e sobretudo que a iniciativa tivesse outras acções agregadas, nomeadamente com apresentação de ideias para a resolução dos problemas:
- Bilhetes caros- Tabelar e qualificar os jogos pelo indice de interesse. Pegar na tabela classificativa e definir jogos:
a) indice 1- entre equipas classificadas entre os primeiros 6 classificados- Preço minimo bilhete 15 euros.
b) indice 2- entre equipas classificadas entre o 6º e 12º lugar- Preço minimo bilhete 10 euros
c) indice 3- entre equipas classificadas entre o 12º e último lugar- Preço minimo 5 euros.
- Ciranças até aos 12 anos não pagam bilhetes para jogos de indice 2 e 3.
- Transmissão máxima de 3 jogos por fim de semana, dois em sinal fechado e 1 em sinal aberto, ao Sab e Dom. Os jogos em sinal fechado o adepto aderente por Ex à Sport TV poderia ver o jogo pré destinado, mas se entender ver outro jogo, não o inicialmente proposto pela grelha de programação, podia ver mas teria de pagar uma sobretaxa no valor do Bilhete indo ao estádio.
- Jogos a Horas e dias decentes, todos os jogos deveriam ser realizados aos Sabados ou Domingos e seriam realizados entre as 11H00 e as 19H00
Acho que a iniciativa deveria ser realmente marcante e a par da colocação de uma faixa decidida por todos. Deveriam existir outras iniciativas, tais como informações à imprensa onde deveria constar a nossa leitura do estado actual das coisas com as nossas propostas para se melhorar, ausência da bancada nos primeiros 10 minutos de jogo, como os jogos são a dias e horas diferentes as faixas dos demais grupos deveriam aparecer nos sectores das claques da casa e das dos visitantes.
Assim sim demonstravamos que estavamos unidos e a lutar por uma causa.

São só algumas ideias que a Velha Guarda deixa, quer pela experiência já adquirida, quer pela vontade de lutar para mudar este estado de Coisas.

Por um preço popular para o Desporto mais popular
Ultras contra o Futebol Moderno

JP74

12 comentários:

Desnorteado disse...

JP, eu fui o principal envolvido neste protesto, e como já explikei em vários post's aqui na net e ao tigao não pessoalmente mas por telem´vel, eu posos tar errado na maneira em que as coisas foram feitas, porque ninguem é perfeito. o que tentei fazer foi o mais verdadeiro possivel e sinceramente os 3 grupos que disseram que não a primeira que foi a mancha a furia e o gm sinceramente eram grupos que nunca esperava esta atitude. pk sem k ha muitas pesosas com mentalidade e o objectivo deste protesto era muito mais unir os grupos que propriamente o facto de alguem ligar ou não as frases. Quanto a mancha ter sido contactada, eu tentei flar com o carraça e n consegui deixei lhe uma msg, e dps vi uma msg do roger, que conheço pessoalmente como conheço a ti, e a opinião dela foi forte e a favor do protesto,deposi tenho o carraça a dizer que não concorda porque foi dito que participava semf alar com ele nao sie que... sinceramente axo k isso sao mais coisas do vosso foro interno.

Fico triste porque são 3 grupos que têm muita mentalidade mas neste caso axo que se deixaram superar por coisas superfulas e que podiam ser resolvidas a conversar e não era preciso simplesmentente nao querem aderir. Muito mais porque tanto tu como o tiago se dão bem comigo e muito mais da amizade entre os grupos!

um abraço, n guardo rancor e espero sinceramente num futuro próximo poder discutir este assunto contigo pessoalmente!

ps- quanto ao facto de os lideres do grupo se reunires estao de acordo contigo, se calhar era algo que devia ter sido feito antes da frase ai assumo a minha culpa!

Rui
Desnortados

VR disse...

Como era previsível as tais "virtudes" da net como meio de chegar a toda a gente estão a prejudicar mais do que a ajudar.
Tenho acompanhado a discussão em torno da ideia do protesto ultra desde o início e sinceramente acho que não dá credibilidade nenhuma aparecer alguém a dizer que quer organizar um protesto sem se identificar. Queria usar a net para o bem mas ao mesmo tempo quis aproveitar a possibilidade que a net lhe permitia de manter o anonimato. Depois, também de mau tom e revelando falta de respeito pelos outros grupos, a frase foi decidida unilateralmente, a qual para ser comum a todos devia ter sido discutida entre todos.
Se era para usar a net para chegar mais facilmente a toda a gente teria sido melhor combinar um chat entre os lideres ou representantes de todas as claques e só depois lançar a ideia para todos como fruto da união e comunicação dos grupos.
Assim, não deixo de aplaudir a intenção mas discordo totalmente da forma como se tentaram fazer as coisas.

"DIZ NÃO AO FUTEBOL MODERNO!"

Vasco Ramos

. disse...

Viva,

Desculpem lá, mas não consigo ficar calado. Caro Vasco, o PUN teve rosto desde o primeiro momento: o do Rui Miguel. Como se identifica como Mentalidade Ultra nas suas intervenções "online", manteve essa "identidade" alternativa. Mas é evidente que, quem o conhece, sabia de quem se tratava. É de uma profunda desonestidade intelectual andar agora a alegar que não sabiam quem ele era. Enfim.

Ele lançou-se para uma tarefa hercúlea sem ter o apoio de ninguém. Mesmo os Grupos que são tidos como bastiões da mentalidade não lhe deram UM CENTÍMETRO DE AJUDA que eu tenha conhecimento. Pelo contrário, estão ser levantadas questões de "lana caprina" que mais parecem birras de chavalos, indignas de uma claque como a MANCHA.
Que ligou, que não ligou, que falou com o o outro, que não falou comigo, que devia ter falado, que devia ter feito um "chat", que devia haver mais um Congresso do deboche como foi o realizado há uma década e que não deu em nada. Enfim, só levantam PROBLEMAS, PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS. CHEGA, PORRA. Soluções que é bom, só o Rui Miguel apresentou. Dar o peito às balas, só ele deu. Ponto final.

A bola de neve está finalmente a rolar pela encosta abaixo. Só fazem falta os que estão deste lado da barricada, mas o que de bom ou de mau este Protesto conseguir acabará por reflectir-se sobre todos nós. Lembrem-se disso este fim-de-semana quando estiverem na piscina do vosso hotel, na Madeira.

Estou agora à espera de ver quais serão as acções concretas da parte dos tais Grupos Bastiões da Mentalidade que agora colocaram o rabo de fora.

Assinado: Indy (espero que não seja proibido usar "nick"... se calhar essa é uma das novidades nas alterações à Lei 16/2004...)

Velha Guarda disse...

O Blogue da Velha Guarda, não veincula qualquer tipo de opinião da direcção da Claque, esta sabe e é capaz de gerir e definir os rumos a tomar pela MN.
Esta é uma opinião pessoal que a deixo sob forma de contribuição dado que fiz o mesmo no blogue Megafone, mas infelizmente não vi o meu comentário on line, sendo que aproveitei o espaço onde contribuo para o fazer.
Entendo que a net é importante e fundamental para o sucesso deste tipo de iniciativas assim como o tlm. Agora pelo que sei não foi usado da melhor forma, acham normal marcar um protesto por SMS, será que uma conversa aberta mesmo que por tlm não teria seido mais vantajoso???
Será descabido que como voces apelidam de grupos guardiões da mentalidade não pretenderem aderir ao protesto, porque será??? Será a Mancha que está errada?
Aliás ainda não vi escrito no site oficial da Claque o que quer que seja sobre se a Mancha Irá ou não aderir.
Pelo que sei na pessoas do Presidente da Mancha, é aborrecido saberem pela net que o seu próprio grupo ia participar. Pela amizade existente entre as pessoas envolvidas no desenvolver deste proptesto (mentalidade Ultras ou Rui), reforço pela amizade existente, pela relação dos dois grupos MN e DN, pelo menos connosco e pelço que vou sabendo as coisas deveriam ter sido abordadas de uma outra forma por todas as partes.
Rui ninguém é perfeito e volto a louvar a tua iniciativa, agora que sei que foste tu o pai desta ideia, não sabia quem era o mentalidade ultra, no entanto acho que ter trabalhado as coisas de uma outra forma teria sido mais correcto e certamente mais proveitoso. Quanto ao apoio solicitado à MN, FA e GM penso não ter existido, porque certamente, conhecendo eu as pessoas como conheço, ele teria sido dado com imenso gosto.
Congressos de claques valem o que valem, só colabora quem realmente se interessado em faze-lo, assim como relativamente ao protesto, quem está e está bem quem não está não está, a resposta de todos os grupos será dada certamente no estádio.
Relativamente a ti indy, não sei o que te dizem a meu respeito, não me conheces pessoalmente, não sabes o que faço nem como vivo a minha vida, no entanto mandas para o ar ideias e opiniões que quem anda neste mundo das claques sabe o que queres dizer, mas deixa-me que te diga que não me confundas com os Srs.que lideram o grupo que tanto adoras e protejes.

JP74

VR disse...

Nesta fase acho que não devemos discutir mais este assunto. Espero que o protesto resulte bem e depois se fará o balanço.
Um abraço!

Anónimo disse...

Roger Sousa

Caro Rui e afins, quando eu pos um comentario no Megafone, referi que acreditava que a Mancha ia participar, mas nao o afirmei segundo me lembro disse certamente a Mancha irá participar, contudo nao sou eu o presidente nem a minha palavrá é vinculativa do grupo por isso assino sempre o meu nome em tudo o que escrevo, contudo acredito que a MN nao vai deixar de marcar presença no protesto mas isto é a minha opiniao quem lidera é que tem que assumir o grupo e as suas ideias.
Posto isto so tenho a dizer que espero sinceramente que resulte e seja o começo para algo diferente e com mais impacto.
Roger Sousa

Anónimo disse...

JP 74 ... ganhar $$$ a vender convites dos ultra portugal tambem não é contra o futebol moderno??? Quem tem telhados de vidro não deve tentar ser D. Sebastião!!!

Anónimo disse...

As negociatas da velha guarda com o Bimbo fazem parte do futebol moderno??? Voces são é uns tristes muita moral mas se pudessem tambem viviam à conta da claque como o macaco e outros!!! Queriam taxo mas tiveram azar ....
PROTESTO ULTRA NACIONAL CONTRA:
1 - XULOS NOS GRUPOS
2 - GAJOS À PROCURA DE TACHO
3 - VELHA$ GUARDA$, MENTALIDADE$ DE MERDA

Anónimo disse...

a) indice 1- entre equipas classificadas entre os primeiros 6 classificados- Preço minimo bilhete 15 euros.
b) indice 2- entre equipas classificadas entre o 6º e 12º lugar- Preço minimo bilhete 10 euros
c) indice 3- entre equipas classificadas entre o 12º e último lugar- Preço minimo 5 euros.

?????????
deves tar maluquinho só pode! Estes preço já são quase os que se praticam! eu acho que querias dizer PREÇO MÁXIMO BILHETE e não minimo...

Anónimo disse...

se fossem esses proprios grupos ja td a gente participava mas como a ideia vem de outras e chato. nao entendo tanto confusao por uma coisa que julgo ser favoravel a toda a gente..
enfim... mentalidades

Desnorteado disse...

Acho sinceramente que não vale nem um poco sequer ligar a certos comentários que são anónimos.
Sobre este assunto, e sobre a opinião da velha guarda da mancha eu compreendo perfeitamente, e como já tive oportunidade de falar com o JP de que admito que certas formas de abordar o protesto n tiveram bem, mas isto só é o inicio de um rumo que devemos tomar, e a verdade é que se calhar despertou alguma gente, e viu se que ha gente com vontade que as coisa mudem.
Espero sinceramente que as opiniões de cada um sejam sempre respeitadas, tal como gosto que respeitem a minha.
Tenho o Jp em muita consideração como tenho o Roger e o Tiago, o que aconteceu foi uma falhaa de comunicaçao que possivelmente n vai voltar acontecer. Há valores muito importantes no espirito ultra, e um deles é a camaradagem de quem tem este modo de vida e este deve ter sido sempre mais em conta que burburios e males desta nossa vida.

Acho que a Mancha sempre deu provas da Mentalidade que os tornaram um dos melhores grupos nacionais a todos os niveis quer pela sua postura, a sua coerência e os seus valores.

Ultra é um modo de vida.

Saudaçoes Ultras
Rui Miguel

Desnorteado disse...

press release enviado para a comunicação social:

Vimos por este meio dar conhecimento e solicitar a divulgação do Protesto Ultra Nacional que será levado a cabo este fim-de-semana na maioria dos estádios pelos Grupos Organizados de Apoio dos campeonatos profissionais e dos escalões secundários do futebol português.
O objectivo é o de alertar para uma progressiva e inegável degradação do estatuto do Adepto, que é visto cada vez mais como um mero cliente ou consumidor. Queremos deixar claro que os Adeptos não são o mal do futebol, mas sim o que este tem de mais belo e a verdadeira essência da sua grandeza.
Para além disso, pretendemos reforçar a ideia de que o comportamento das claques é um problema ínfimo na realidade do futebol português. Existem praticamente 50 claques em actividade só nos campeonatos profissionais. Em quantos dos 288 jogos realizados esta época, só falando dos dois primeiros escalões, aconteceram incidentes? Contam-se pelos dedos de uma mão, constituindo uma percentagem ínfima em comparação com os comportamentos anómalos de outros intervenientes do espectáculo desportivo. As claques são um factor de inclusão para uma juventude carente de ideais e motivações, pelo que é necessário romper de uma vez com os preconceitos e abrir as portas um novo futuro. Estes são os principais motivos da nossa preocupação:
- Os interesses do Futebol Moderno geraram escândalos como o Apito Dourado, que envolve 171 arguidos em relação aos quais existe uma intolerável complacência e uma preocupante inacção da Justiça.
- Os erros grosseiros de arbitragem repetem-se semanalmente sem que sejam tomadas medidas purificadoras do sector nem lançada para a mesa propostas de rompimento com o "sistema" vigente.
- A Liga assiste ao desvirtuar das competições por si organizadas, com salários em atraso e incumprimentos de toda a ordem, assobiando para o ar como se não fosse nada consigo.
- A FPF não consegue posicionar-se como alternativa viável, vivendo obcecada pela galinha dos ovos de ouro que são as selecções nacionais e descurando as competições que estão sob a sua égide, deixando a II e III Divisões à sua sorte. A redução dos campeonatos, nos moldes em que foi planificada, será desastrosa para o nosso futebol.
- O amor à camisola morreu e os jogadores comportam-se cada vez mais como mercenários da bola. As referências de balneário escasseiam e o mercado é que dita as regras, sendo considerado natural e bem aceite o desrespeito sistemático pelos contratos assinados e a palavra dada.
- Os preços dos bilhetes são assustadores e desligados da realidade sócio-económica portuguesa, constituindo a principal razão de afastamento dos Adeptos dos estádios. Mesmo em jogos da III Divisão já houve, há pouco tempo, quem tivesse de pagar um bilhete de 15€. A quem interessa ter tanta cadeira vazia?
- A ditadura televisiva obriga a que cada jornada seja uma maratona que começa na sexta-feira e algumas vezes nem na segunda-feira acaba. Nesta jornada, apenas um jogo está marcado para o domingo à tarde. Os convites à permanência no sofá são descarados e exigem uma inversão enquanto ainda é tempo.
- Os dirigentes não cumprem compromissos, preconizam gestões desastrosas, arruínam clubes, envolvem-se em guerrilhas pessoais que resolvem com agressões físicas filmadas pelas televisões sem que as autoridades mexam uma palha. Um choque para quem recordar cargas policiais já ocorridas sobre Adeptos que foram ao mesmo aeroporto somente com o intuito de festejar um sucesso da sua equipa em noite europeia.
- Há que ACABar com o estatuto de impunidade que permite à polícia agredir Adeptos indiscriminadamente, como aconteceu no Estádio do Bessa, sem por isso ser responsabilizada. O Adepto não pode ser culpado até prova em contrário, como decreta a Lei 16/2004, talvez o documento mais repressivo publicado em Portugal após o 25 de Abril. Somos cidadão com deveres, mas também direitos que têm de ser respeitados também dentro dos recintos desportivos.
Queremos mostrar que os Adeptos não são o mal do futebol, mas sim o que este tem de mais belo e a verdadeira essência da sua grandeza. Foi isso que nos deu força para avançar com o Protesto Ultra Nacional que vai acontecer este fim-de-semana sob o lema: "Ultras Unidos pela Liberdade dos Adeptos; Sim ao Futebol, não ao negócio". Frase esta que deverá ser exibida pelos grupos aderentes. Acima de tudo queremos mostrar que o espírito “Ultra” é também a união por uma causa comum a todos, não somos sempre os “feios, porcos e maus”.
Os contactos com os Grupos Organizados de Apoio estão em curso, esperando-se que o Protesto Ultra Nacional se faça sentir no maior número possível de estádios. Está confirmada a adesão, neste momento, de Bracara Legion, Comando Alvi-Negro, Desnorteados, Directivo Ultras XXI Fama Boys, Força Avense, Furacões Sadinos, Jovem Torcida, Máfia Vermelha, Magia Tricolor, Red Boys, Torcida Verde, Tuff Boys, Squadra Verdi, Ultras Auri-Negros, Ultras Ermesinde, Ultras Covilhã, VIII Exército, Insane Guys, e o movimento Ultras Contra o Racismo.
Aguardam-se mais adesões a todo o momento, visto ainda não termos recebido respostas de alguns grupos, sendo certo que este é apenas um primeiro passo rumo a uma nova consciência crítica e da união dos Adeptos em Portugal.
Sem mais de momento, despedimo-nos com a certeza de obter a melhor atenção da parte do vosso órgão de Comunicação Social.

Assino em nome dos grupos aderentes,
Rui Miguel

Para qualquer contacto ou esclarecimento, utilizem por favor o mentalidade-ultra@hotmail.com através do blog www.adeptos.blogspot.com ou pelo telemóvel 912358027.

Obrigado pela atenção e Bom Ano de 2006.