terça-feira, fevereiro 28, 2006

Académica - Sporting

"ORGULHOSAMENTE DESDE 1985 A TEU LADO"

Esta era a frase que dava o mote para a coreografia do jogo contra o SCP.
A ideia estava baseada no orgulho que temos de já à quase à 21 anos andarmos sempre ao lado da Briosa, sermos verdadeiros ultras, não cheirarmos a leite a não chegarmos a este mundo (ultra) com o rei na barriga a dizer que somos isto e somos aquilo e vamos fazer o que nunca foi feito sem nada termos provado...

A coreografia não saiu perfeita, em primeiro lugar porque como já vem sendo hábito o pessoal entra sempre depois do jogo começar, mais uma vez deixamos aqui o reparo e o pessoal tem de mudar atitudes. Depois no anel de cima o panal foi aberto muito cedo e como não era o nosso sector soltou-se muito cedo e quando as equipas entraram em campo já não estava aberto. Por fim na parte de baixo o efeito bandeira branca com a cruz a preto que se pretendia não se notou muito. No entanto valeu pelo esforço e pelo empenho de todos os que estiveram envolvidos na sua realização, mas sobretudo pelo gozo pessoal de cada um que nela participou. Para os elementos que realizaram esta coreografia o facto de ela não ter saído na perfeição como a pensaram se calhar deu-lhes um desgosto tão grande ou maior que o resultado...
O que poderíamos esperar depois de estarmos a perder logo nos primeiros minutos?, o que já vem sendo habitual no nosso grupo, empenho dedicação e força transmitida pelas nossas gargantas para dentro do campo. Se na primeira parte o apoio foi bom ( como é possível mais uma vez o sistema de megafones não estar a funcionar na perfeição), na segunda parte essa força e empenho foi decaíndo... Meus amigos relembrem-se desta frase "a ganhar ou a perder sou Briosa até morrer...".

Embora certos e determinados grupos só existam porque estão na primeira, nós já andámos pela segunda e nunca acabámos, por isso não há que ter medo do futuro, acima de tudo somos da Académica e há que demonstrar dentro do estádio e em todo o lado. Não entendo como é que muitos com o desenrolar do jogo e com o resultado negativo se deixam ir abaixo no apoio, é nesses momentos que nós ultras MN temos de dar uma resposta cabal e cantar com mais força.
Mais uma vez deixo aqui o meu sinal de desagrado para com a cidade de Coimbra, não está com a Briosa... só estão com ela quando há BORLAS???? A nossa massa associativa deveria ver nas pessoas de Guimarães um exemplo, que como bons exemplos que são pela sua dedicação e amor ao seu clube deveriam ser imitados, nos apectos negativos deixamos para eles...

Da parte dos grupos de Alvalade um misto de satisfação e outro de desilusão... relativamente à Juve Leo, uma boa transferta e uma prestação razoável no que ao apoio vocal diz respeito, razoavel porque já os vi fazerem bem melhor, um grupo novamente em crescendo e ainda bem para o movimento ultra nacional...

Divertidos XXI uma desilusão, perto de 80 membros, mas não foi pela quantidade, mas sim pela qualidade, embora não goste da maneira como apareceram e do que disseram a quando da sua formação sobre os ultras em Portugal, costumo apreciar a sua atitude na curva o que não aconteceu neste jogo. Torcida mais do mesmo...
Mai um jogo com o Sporting que nos deixa frustrados pelo resultado, jogámos e eles marcaram. Temos de inverter esta onda de maus resultados e para isso só vejo uma solução:

TODOS A LEIRIA- Viagem e bilhete a 10 euros.

JP74

20 comentários:

Velha Guarda disse...

Para completar a reportagem podem ir visionar alguns videos do Académica - sporting em mn85.castpost.com


TODOS A LEIRIA E FORÇA BRIOSA!!
Jp74

Anónimo disse...

Tao, este ano n treinaram os 100 metros? LOL... Sporting e DUXXI Sempre


PS.- Continua com este blog, muito fixe!

Anónimo disse...

i o briosa festa n se viu, vao cavar batatas vao para puta k vos pariu...

DUXXI SEMPRE !

Anónimo disse...

Realmente este gaijos do DUXXI são do melhor!É só rir...gabam-se da cena do ano passado qd estavam em superioridade devido à Juve Leo...Cheiram a leite que até incomoda mas enfim...Passando ao que interessa, mesmo não resultando em pleno é com orgulho que vejo as tifos da MN tanto com as Osgas como a contra o Boavista (simplesmente fabulosa!), pois não há mts grupos que o façam de uma forma tao brilhante...Já agr é com pena que soube da noticia do fim da Fossa dei Leoni (FDL)para mim o melhor movimento ultra de sempre...ninguem fazia tifos como eles...Fossa, Boys Parma 1977 e Mancha(panorama nacional) sao as claques q mais aprecio por tudo!!!Força Magica!Em breve serei um dos vossos...Briosa desde que nasci...(já há poucos...)

Anónimo disse...

o vosso tifo tava uma merda...
fiquem la com os vossos amigos lampiões o grupo dos macacos !

Anónimo disse...

aquele pano ao lado da frase MAN NCHA é o que?

VerDesperto disse...

Este blog dá vontade de imprimi-lo todo e de o ler calmamente, com um suminho ao lado e com um breve sorriso nos lábios. Gosto da forma como está construido e como está escrito e vivido. Há aqui uma forma de ser e estar que muitos poucos conseguem chegar lá... Apeteceu-me passar por aqui hoje e dizer-vos que vou imprimindo o blog aos pouquinhos, construindo-o como um livro que poderia ser um hino ao melhor que se vai vivendo ultrà.

Anónimo disse...

anonymous: aquele "pano" simboliza a amizade com um grupo inglês que algumas vezes vem a Portugal ver os jogos da Académica connosco. Não sei mais pormenores mas é isso.

Anónimo disse...

Palermas do caraças estes gajos dos duxxi, sem dúvida que foram o pior grupo ultra no estádio e ainda por cima vem mandar postas de pescada, até a a torcida teve uma cor e espreçam vocal melhor que a vossa!Continuem a ganhar com o sitema palhaços, golos em fora de jogo do motinho, só tenho pena que o Pedro Roma n tenha partido a tromba toda ou uma perna akela borboleta!

Velha Guarda disse...

A bandeira de inglaterra é de uma associação de adeptos ingleses os for ingland que por ocasião do Euros 2004 no jogo realizado em coimbra tiveram oportunidade de numa operação de charme distribuir prendas por instituições de caridade de Coimbra. quiseram conhecer os Suypporters da cidade e organizámos um jogo de futebol com eles. Gostaram da nossa mentalidade e desde aí têm vindo a assistir com alguma regulariedade aos jogos da Briosa, em Coimbra já vão em 4 jogos e 2 no Dragão.
JP74

Anónimo disse...

Eu n quis que o ppl fikasse xateado... Espero k kontinues a escrever as historias do Passado!

Anónimo disse...

apesar de o nosso sector ter registado uma afluencia abaixo do normal que se tem notado durante esta epoca gostei muito de apenas existir um megafone de mão. não concordo com com o sistema de som por colunas. já o tinha dito no forum da mancha e volto a faze-lo aqui neste blogue.As tifos vocais transmitem assim mais força expecialmente a outros sectores do estádio.à quanto tempo não se ouvia o estádio a cantar como neste jogo???

JFKampos disse...

Tenho que concordar com o comentario anterior. Isto do sistema de som começou a por o ppl muito mole e a pensar k nao valia a pena cantar. Sem ele a Mancha tem tido melhor prestação vocal do que com ele. É a minha opinião e vou transmiti-la ao resto da Direcção.
Quanto ao facto de o mesmo não ter funcionado nos últimos jogos, deve-se a um acumular de infelicidades, 1º o fio não funcionava, arranjou-se, depois optou-se por baterias para optimizar os megafone e parar de gastar fortunas em pilhas e o transformador que as carregava pifou, e por ultimo, depois de vários dias a arranjar tudo, partiu-se a antena que permite utilizar o microfone, é galo a mais e tu sabes bem JP, escusavas de mandar a boquita...
No jogo do Sporting não estive no nosso sector e pude constatar k esteve muita gente a cantar e a bater palmas, a esmagadora maioria do ppl do sector cantou e participou bastante.
Apesar de não estar repleto, de onde estava pareceu-me k o nosso sector estava cheio, 700 ultras, aliás, dentro da média da época, 600-700 por jogo, muito bom para o panorama actual e para os objectivos traçados no inicio da epoca. Não interessa o numero, interessa a qualidade.
Se jogasses no céu morreria para te ver.

P.S- Ouve aí um palhaço k me fez rir com o comentario a nossa corrida de 100 metros do ano passado, diverti-me a lembrar-me a falta de preparo fisico k ele e os amigos divertidos tinham, ja k nem um obstaculo conseguiram saltar (eu diria k lhes faltaram tomates, mas não! Um gajo sem tomates devia ficar mais leve). Kkkkkkkkkk

Anónimo disse...

Eles falam das corridas, pk tem as costas kentes com a juve, pois na casinha deles ou seja no pavilhão tem que ir com escolta policial kando jogam com os lampiões foi isso que se passou este ano, ou menos nos enfrentamos em minoria, mas voces nem em igual!

Velha Guarda disse...

O facto de os sistema de som não estar a funcionar mais uma vez, para mim é desgostoso, mas ó JFK nesta vez foi mesmo galo e estive com o zé milho a tentar arranjá-lo, uma xvez que desta vez partiu-se a antena e fodeu-se o sistema de comunicação com o microfone. Relativamente ao facto de o pessoal ter cantado mais neste jogo sinceramente lá no meio o pessoal não se apercebe disso, principalmente quem está sempre a cantar. mas acredito que talvez se tenha estado melhor, mas para mim é tudo uma questão de atitude e essa até tem falçtado amuita gente com responsabilidade (Velha Guarda) incluida.
Relativamente ao sistema de som desta vez foi mesmo galo... Se houvesse atitude por parte da maioria se calhar nem era preciso nenhum megafone.

JP74

VR disse...

Mais uma vez a falta de atitude...
Realmente é um pouco desmotivante estar a cantar e ver certas pessoas, que deviam ser as primeiras a puxar pelos outros, caladas ou a conversar. É algo que não ajuda nada a criar aquele ambiente em que mal está aquele que não canta e não o que canta.

Quanto ao sistema de som, deve servir apenas para induzir o pessoal a cantar e não para o substituir como parece que acontece com o volume a que costuma estar. Se querem usar os altifalantes, moderem os decibéis e/ou tentem colocá-los mais inclinados para cima de forma a que o som não incida tão directamente sobre a bancada. Mas até sou da opinião de que o megafone chega perfeitamente. No bessa, na época passada, nem megafone foi preciso (ok não havia pilhas) e, para mim, foi das melhores prestações vocais da mancha a que já assisti. Tudo bem que a acústica do bessa é bem melhor que a do nosso estádio mas éramos só uns 100-120, ou seja, bem menos do que nos jogos em casa.

Anónimo disse...

" Eles falam das corridas, pk tem as costas kentes com a juve, pois na casinha deles ou seja no pavilhão tem que ir com escolta policial kando jogam com os lampiões foi isso que se passou este ano, ou menos nos enfrentamos em minoria, mas voces nem em igual! " este ano o DUXXI foi sem escolta policial para a luz

Anónimo disse...

Parabens pela vossa dedicação, admiro a mancha, aliás fui ver aí o volley e fomos bastante bem recebidos apesar das rivalidades. Penso que com uma direcção tão dedicada aqui em Guimarães ninguem nos parava... Parabens e força para o futuro

Anónimo disse...

ja vi mto parvoice nestes comments, axo ke o convivio durante o dia com a macha negra foi mto bacano e obg por isso, a minha curva a juventude leonina foi a mais forte nessa noite ker por elementos8o ke ja nos vem habituar) e ker pelos canticos axo o espirito da mancha um bom espirito kanto aos outros grupos, fikei supreso com a torcida pelo o numero kase tantos como os duxxi, limitaram se a seguir a grande curva.O ano passado a mancha sim senhora correu mas foi impulsionada pela juveleo porke o ke eu vi foi elementos do directivo a fugirem fikei um bokado decepcionado mas axo ke isso não ser ultra ultra é a apoiar a ekipa p.s. peço desculpa a mancha por algumas picardias da nosssa parte abraços

Anónimo disse...

eles vem todos sem escolta a Luz!!
É incrivel ouvir isto , depois de se ver na net a bofia a acompanha-los no cortejo.

meninos duxxi , muito leite.

respeitem os verdadeiros

mancha , juve , no name boys , diabos , super dragoes , panteras negras entre outras