quinta-feira, fevereiro 16, 2006

A Minha Primeira Coreografia


VELHA GUARDAOlá a todos.
Depois de me terem cortado o acesso a tudo o que diz blogspot.com no trabalho, eis que arranjei um tempito para escrever a minha primeira experiencia coreográfica.
Foi nas vesperas de um jogo para a Taça de Portugal que se ía realizar num fim de semana, sim os jogos da taça eram ao fim de semana(aí sim a verdadeira festa da Taça), contra o Belenenses.
Na Mancha em termosde coreografias o que era conhecido era as fumaradas artesanais, tochadas, os bandeirões gigantes com canas de Bamboo que desapareceram no velho municipal deVELHA GUARDA Coimbra e os papelinhos para ar. A "inovação" foi trazida para Coimbra através de um membro da secção de lisboa que se deslocou da mesma para fazer e mostrar como se fazia ao pessoal. Como é sabido o pessoal das claques não nada em dinheiro e para o rapaz não ter de dormir na sede da mancha nem debaixo da ponte recebeu o meu albergue. Devo dizer que na altura foi complicado para os meus pais preceberem que um rapaz que era dos No Name não constituia perigo.
O Caneças já vinha com a ideia magicada de Lisboa. Queria fazer uma coisa com plásticos e qualquer coisa desenhada em cima deles. Estava na sede a acompanhar os preparativos da coregrafia quando ele me pergunta:
-Olha lá vocês têm a silhueta da cidade?
Eu sem preceber nada pois era totalmente novato respondi:
-Uma silhueta? O que é isso?
-É uma espécie de desenho da cidade a preto e branco.
-aaahhhhhhhhhh(fiquei na mesma)
VELHA GUARDAComecei a procurar na sede da mancha, alias sala da mancha era assim que se designava, tudo o que tivesse a cidade de coimbra, felizmente que naquela altura tudo se guardava na sede da mancha e numa das zines feitas pelo Rui Mário encontrei uma foto de coimbra a preto e branco. Tinha encontrado o motivo para ser pintado nos plásticos. Já com os plásticos estendidos num palco que existia no pavilhão o Caneças começou a desenhar a silhueta da cidade enquanto eu preenchia o resto do espaços com branco. Foi uma tarde bem passada onde já tinha aprendido um termo novo e tudo "silhueta". Nunca mais chegava o dia do jogo, queria ver o resultado final e o impacto no estádio do nosso trabalho.
Chegado o dia do jogo foi-me dada a missão de ir filmar a coreografia com a minha máquina de filmar, infelizmente a bateria da maquina já estava velha e depois de uma noite inteira a carregar parecia que nem 10 minutos tinha estado a carregar.VELHA GUARDA
Na altura não havia as facilidades que há hoje de ir para o relvado Filmar e tirar Fotos. Lá tive eu de ir com o Caneças saltar o estádio pelo peão para depois saltarmos para a bancada central para filmarmos a coreografia, como a bateria estava marada deu para filmar 3 segundos da coreografia,claro que na altura fiquei maravilhado com o que tinhamos feito mas hoje em dia olho para essa coreografia e só me dá vontade de rir comparadas com outras que realizei, mas tambem não esqueço que foi ali que tudo começou.... mas as outras coreografias ficam para outra altura.

Um abraço de alguem que está distante mas ao mesmo tempo sempre com todos vós em pensamento

Tiago Branco

5 comentários:

Anónimo disse...

Branco ..a minha proposta era a malta fazer um panal da Velha Guarda, era fixe juntar os velhotes outra vez à volta do pano com o pincel na Mão !!!!

Amavel Prata

Quem Alinha???

Anónimo disse...

é com muita emoçao que vejo aqui escrito estas palavras, pois recordo me desses belos tempos em que a malta se juntava com um unico preposito.Lembro me as dificuldades dessa altura em deslocar me a coimbra, pois o dinheiro era pouco e nao tinha viatura própria.Mas fica a recordaçao desses saudosos tempos.Coisa que actualmente nao se dá valor, onde existe uma falta de ideais, que a este ritmo depressa tomara conta do grupo , e apodrecendo o.Estas novas modas onde so a aparencia importa , e existe um vazio, este de amizade , de ajuda ao proximo ja nao existe, esse companheirismo que em tempos havia esta a desaparecer.E nesse dia por muito que me custe deixo de frequentar a mancha.

Velha Guarda disse...

Amigo Caneças, uma coisa podes crer... vais ter de continuar a ter de vir a coimbra, porque a minha amizade e continuidade na curva não está em causa. A Breve prazo seremos 3 a estar-mos até às tantas em minha casa a ver a minha colecção de fotos, a ver os VHS antigos e os já modernos DVD's. sim 3 tu eu e o grande Afonso, que pelo andar da caruagem e pelo massacre ultrA que leva ou fica a adorar este nosso mundo ou a detestar.
Lembro-me de um aniversário à 4 anos atrás (o VHS tb se deve lembrar bem (TINA))onde a malta do GM veio em peso e dormiram na minha casa sem móveis sem nada. O Sca troops a dormir naquele saco-cama da tropa, o cheior oa perfume ranhoso do VHS, o cheiro ao chulé... Em grande. Mas o espirito de albergue não era só cá em Coimbra, tb já o tivémos na vivenda Melão Monteiro, onde já dormimos 10 gajos no teu ´sótão.
Estes são valores que levamos e guardamos nas nossas vidas e se não tivesse sido a Mancha, muitas das amizades, não é uma palavra vã, não a teria nos das que hoje decorrem.
Um abraço a toda a malta da Mancha Negra...

JP74

Desnorteado disse...

hehe, numa coisa concordo com o luis, hoje em dia há uma falta de ideias incrivéis em termos de coreografias, além disso já não há o amor e o gostod e sermos nos a fazer algo, antes preferem que sejam outros a fazer! quanto a coregorafia até que esta muito boa para o que as vezes se vê por ai :)

um grande abraço

Anónimo disse...

Grandes velhos tempos!
Eu sinceramente acho que das coisas melhores que um grupo ultra pode dar ao futebol é a estética de bancada...as coreografias! Se as pessoas colaborarem podem-se fazer coreos excelentes, e apelativas para os jogadores! Simplesmente acho que não ha nada melhor que centenas de estandartes acompanhados de muitos fumos e tochas...coisa que infelizmente é proibida em Portugal, e que daria um ambiente brutal...como muitas vezes deu, e continua a dar por essa europa fora!

Saudações

Barata