quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mais uma reflexão para Questões Actuais


Quem conhece o Amavel, Agente Prata para os amogos, sabe como ele é... impulsivo, amigos dos amigos, mas muito "limitado" em situações de conflito (uma acção de formação de Gestão de comflitos fazia-t bem Agente). Agora depois de um período de Abstinência esté de volta e como sempre à Amável os primeiros tempos são vividos sob grande intensidade, tenho estado a gotar das intervenções dele e tem dado uma colaboração a este blogue. Blogue este que pretende relatar situações/histórias do passado, e passar mensagem do que é e deve continuar a ser a mentalidade Mancha Negra e todas as refexões são importante para nos fazer pensar e reflectir para projectar o futuro... Uma reflexão na onda desta feita pelo Amável já a tive para fazer, mas entendi até por respeito à malta que agora dá o corpo ao manifesto pela Organização da Mancha, não a tornei assim mais pública no entanto já a partilhei com alguns elementos do grupo e todos estamos a chegar à mesma ideia que é preciso agir sob pena do grupo que todos ajudámos a construir ver os seus valores adulterados e não é isso que me pareça todos queremos... Acordem actuem...
JP74

"Questões Actuais!!!


Por opção própria durante algum tempo estive afastado do convívio da MN e dos jogos da nossa Briosa. Os últimos anos na organização da Claque, nomeadamente enquanto “agente”, acabaram por me tirar o gozo de viajar e de estar na curva.
Muitas foram as ocasiões em que dei o meu nome e BI para safar alguns de vocês, ainda assim, existem elementos que continuam a mostrar pouco respeito, pelo trabalho desempenhado pela actual Organização da Mancha. Antes de mais, quem se considerar santo que atire a primeira pedra, agora situações de paragens encapuçadas e carregamentos descarados são insustentáveis e vai ser uma questão de tempo até que alguém tenha problemas sérios, infelizmente estou convicto, que as culpas irão recair sobre aqueles que durante a semana trabalham para organizar as coisas.
Todos sabemos o como estas situações não representam os valores da MN e como a mesma pode ser prejudicada por atitudes desmedidas de alguns…não, não estou a tentar vestir a pele de cordeiro, até porque não conseguia …mas acho que para bem de todos devia ser uma situação a rever e alguns elementos deveriam ser chamados à razão…isto não irá fazer com que as viagens sejam uma seca, muito pelo contrário, a Claque viajará descansada e os seus dirigentes podem igualmente curti-la como vocês. Pensem nisso …

Outro acontecimento que me tem deixado algo triste é o facto de a malta nova, não ter, nem mostrar entusiasmo, para a realização de coreografias, frases, estandartes … ainda neste jogo com o Boavista, não fosse o Kapo “pegar no pincel” e a Mancha não teria colocado qualquer frase respeitante à nova legislação … Não percebo o porque desta situação, alguns podem dizer “agora não temos o Branco para desenhar”, é verdade! …outros que não sabem pintar, também pode ser verdade!...mas se vocês soubessem o gozo que dá!!! Tal como nas viagens, a preparação de coreografias deixa sempre grandes recordações e fortalece bastante os laços de amizade e entreajuda que possam existir no grupo. Para quando mais um panal? Pensem nisso …
Termino este desabafo, desta vez um pouco mais pequeno, sem antes agradecer a todos os que ao ler os meus textos acabam por deixar um comentário. Acredito, que quer seja para dizer mal ou bem deles, alguns já não conseguem passar sem uma visita ao blog da Velha Guarda.
O importante é dar a opinião, dizer mal, dizer bem, discutir … no final bebemos um copo e gritamos pela nossa Briosa.

Um Abraço

Amável Prata

5 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais , nem menos amigo Amavel.

Como eu sei do que falas, sei bem tudo aquilo que queres dizer.

Nós não dormimos, por muito que pareça.

Grande abraço

Ricardo Lopes

Anónimo disse...

Não sou nem nunca me considerei um ultra, e na Mancha reconheço poucos que assim possa classificar. Sou mais um entre tantos milhares de adeptos da AAC que um dia resolveu inscrever-se na Mancha para ir aos jogos com o pessoal.
Ganhei amigos, vivi momentos inesquecíveis e neste momento, passado mais de uma dezena de anos dentro do grupo sou Velha Guarda.
Reconhecendo que a minha intervenção dentro da claque ao longo de todos estes anos se resumiu à presença nos jogos, nos aniversários e em algumas discussões sobre os caminhos a tomar pela mesma, considero k é chegada a altura de definir o que se pretende para o futuro. E não me refiro ao próximo ano, refiro-me ao dia de amanha, ao depois de amanha...
Dá-me k pensar quis os motivos pelos kuais o pessoal pouco adere actualmente às viagens, O preço? Não acredito. 15,20,25 euros (3, 4, 5 contos) gastava já o pessoal há 10 anos atrás na 2 divisão numa simples viagem às Aves, a Moreira, a Paços...
Proponho para breve um jantar da Velha Guarda onde este e outros temas podem e devem ser discutidos.
Um abraço a todos aqueles k comigo percorreram os galinheiros da 2 divisão e toda a força para as novas geraçoes.

A ganhar ou a perder sou briosa até morrer!!!

VR disse...

Julgo que uma boa ideia para incutir mais espírito no pessoal seria no início da época fazer uma ou várias sessões para explicar alguns pormenores importantes. Tipo, a malta ia renovar ou inscrever-se e ficavam avisados de que o cartão só era entregue no final dessa tal sessão. Acho que também fundamentais são os avisos dados durante os jogos. Uma pausa no apoio às vezes faz bem para dar relevo a algumas coisas importantes.
Um abraço!

Desnorteado disse...

Só queria dizer que como tive oporunidade de dizer ao Ámvael este sábado, eu sou um grande aperciador dos seus textos, assiduo deste blog, porque axo que transmitem os ideias que todos os ultras independetemente das cores devem ter em mente...

um grande abraço ao pessoal da mancha, em especial a quem defende e passa a palavra dos ideiais ultra

Rui

Anónimo disse...

Eu sinceramente estou por fora da maioria das coisas que se passam, ou têm passado na MN, aliás, nunca fui muito de andar pela sede (mas tambem se fossem todos como eu nem claque havia...honra aqueles que deram e continuam a dar sangue suor e lágrimas pela claque e sua organização), talvez por não ter muito tempo, talvez por não morar em Coimbra...o que quer que seja! Em suma, não estou por dentro dos assuntos! Mas vou ao estádio sempre que posso e fico cada vez mais desiludido...se era raro o jogo em que não fosse rouco para casa, agora já quase não canto, talvez por tristeza...nem sei! Quando á perto de uma decada me fiz socio da AAC/OAF por auto-recriação e consequentemente mais tarde sócio da MN, estaria longe de pensar que o futebol, ou a "curva", seria aquilo que hoje se tornou...tal como as cadeiras....de plástico! Não deixa de ser uma tendência que acompanhou a sociedade....o declinio dos valores de camaradagem, união, que antes existiam...com uma grande rebeldia inerente é certo...mas era o tempo do um por todos, todos por um! As vezes sentava-me ao lado de 30 ou 40 gajos que tinham uma faxa á frente que dizia Mancha negra e pensava: olha que grandes malucos, estes gajos é que curtem, quero ser como eles ! Eram um espetaculo dentro do proprio espetaculo! E isto foi não á muitos anos!
Claro que gostava de ter uma curva com 10mil ultras, estilo itália, mas talvez por ser um pouco velho do restelo, não trocava nada deste mundo por uma boa tarde solarenga de domingo no velhinho municipal...
Como diz uma musica dos xutos..."mas tudo isso passou...foi o tempo que me matou"!
Continuo a acreditar na MN e nas suas pessoa...acho que todos juntos podemos voltar a fazer da MN aquilo com que sempre a identifiquei : não a melhor claque (isso interessa? e é subjectivo claro ), mas a claque diferente!

Saudações

Barata