quinta-feira, fevereiro 09, 2006

As injustiças do Passado!!!

Antes de mais devo dizer que este artigo pode ferir susceptibilidades, como tal não deve ser lido por Fans, ex-Fans, Pardalitos e todos aqueles que durante anos viveram à custa da politica da borla e do dinheiro fácil que imperou durante algum tempo no nosso Clube…Seguro estou que não ofenderei ninguém que me mereça respeito e que a polémica à volta destas palavras ainda vai fazer correr alguma tinta.



Estas poucas linhas não passam de um desabafo. No entanto considero serem importantes para que os novos Manchas tenham presente no seu espírito que, no passado, as coisas nem sempre foram um mar de rosas. E se agora, por vezes, existem criticas, devia pensar-se que antigamente era bem mais exigente e mais difícil para os ultras seguirem o seu clube.
Os acontecimentos que vou relatar localizam-se num intervalo de tempo em que alguns dos directores da nossa Briosa vinham dessa bela escola chamada Fans: esse grande Grupo de Apoio composto por punheteiros do canal 17, cuja presença nos jogos estava sempre condicionada aos belos convites oferecidos pela Direcção.
Todos, tal como eu que sentiam a injustiça na pele, o nosso sacrifício, a nossa dedicação e o nosso trabalho serem premiados com a oferta de convites, jantares, viagens e instalações por parte da Direcção aos Fans, em detrimento dos outros, começaram a acumular um sentimento de revolta que daria origem a algumas peripécias.
Que nojo metia quando a malta ia fora e comprava bilhete e mais tarde entravam eles, à borla, com os convites do Clube…que nojo metia a MN só ter uma salinha e eles o Edifício dos Arcos …que nojo metia saber das jantaradas, putas e vinho verde pagas pela Direcção …que nojo …que nojo!!! Mas a malta nunca baixou os braços e todos nós sabíamos que com o tempo só os fiéis iriam sobreviver.
Sempre fomos considerados, aos olhos de alguns directores do Clube na altura, um grupo de miúdos. Para os Fans, tal como editado no seu cd, a malta não passava de um “bando de carneiros que seguem um gajo de megafone”, entre outras calúnias que até hoje me continuam atravessadas.

No entanto momentos houve em que a vingança espreitava ao virar da esquina …Nunca vou esquecer aquelas noites de convívio na sala dos Cowboys, em que o Lima se embebedava e dizia “vou lá cima malhar naqueles cabrões” e assim era: subia ao andar de cima malhava nuns quantos e voltava para os copos outra vez …e que bem sabia, eu que o diga, que por diversas vezes andei à chapada com os fantoches, porquê? Porque já que não nos respeitavam, o melhor a fazer era obrigá-los e a situação foi mudando muito à custa de algumas situações hilariantes …Não sei mas ouvi dizer que soube bem “pedir emprestada” a mesa de matrecos que eles tanto gostavam …Não sei mas ouvi dizer que a bela placa que tinham no cimo do Edifício dos Arcos a dizer Fans desapareceu... Não sei mas ouvi dizer que pintaram a spray a TV e acabaram assim com as punhetas da sexta-feira à noite…Não sei mas ouvi dizer que beber à borla era na sede dos Fans com ou sem eles … Não sei mas ouvi dizer que o pessoal ocupava as salas como se fossem suas e ninguém levantava a voz. Não havia bobis nem tarecos com tomates!!! A revolta era grande e as injustiças mais que muitas e todas elas alimentadas por comportamentos tendenciosos de ex-elementos dos Fans…ainda hoje me pergunto o porquê de tantos desse grupo terem feito parte de direcções da AAC/oaf…não foi seguramente pelo seu desempenho de apoio ao Clube, mas talvez devido à “politica do tacho” tão bem entranhada nessa altura na Briosa.


Os Fans enquanto grupo cultural merecem ter o seu espaço dentro do Clube e até reconheço a sua importância na divulgação do apelado “espírito Académico”, agora como grupo de apoio já não existem há pelo menos 10 anos. Jogos houve que para encher um autocarro oferecido e com bilhetes à borla era preciso oferecer igualmente vinho, cerveja e levar algumas facilitadoras das Fans …contra todos estes comportamentos a Mancha sempre mostrou a sua revolta e que o tempo veio dar razão pois onde estão os Fans hoje? …A MN tem actualmente 1500 elementos, na sua maioria sócios do clube e com cartão anual. Nos últimos anos conseguiu, finalmente, conquistar o seu espaço… é respeitada e a sua opinião é ouvida pelos Dirigentes da Briosa, pelos associados nas Assembleias Gerais e no Concelho Académico.
Termino relembrando que tal como no passado, a MN é e será sempre independente e que ninguém durma à sombra pois nós estamos bem acordados.

Um Abraço aos Velhos da MN

Amável Prata


PS – Desde já agradecia ao Açoriano, se ainda tiver na sua posse a revista, o favor de completar este desabafo com o famoso artigo “Cheira-me a Ganzas”, esse grande marco do jornalismo ultra português.

29 comentários:

Anónimo disse...

Isto vai dar merda. Ai isso vai...

Anónimo disse...

Aprovei ao Fans para agradecer todos os " Regalos" que me foram oferecidos durante as incursões nocturnas nomeadamente uma camisola do roma autografada ....

Kezman disse...

tenho sim senhor esse celebre artigo e podem contar com ele brevemente.

Anónimo disse...

Em Grande !!!

Amavel, decidiste abrir o livro, o que será que vem a seguir?

Grande abraço

Ricardo Lopes

Velha Guarda disse...

O que tenho pena é por enquanto ter sido só o Amável a abrir o livro, tenho-me andado a conter para não abrir o meu estou à espera que a restante Velha Guarda o Faça. Mandem as vosa histórias para o mail. A malta agradece, e os novos membros poderão ficar a saber que isto não foram nem são só rosas. Aliás acho que há muito boa gente que anda a precisar de ler bem a história da Mancha, apreender a sua maneira de estar.
Está a faltar quem passe a mensagem apelo a que todos os VG se unam e abram os olhos, a assima de tudo não se libertem das suas obrigações, a Mancha Negra certamente agradecerá...

JP74

Anónimo disse...

"No entanto considero serem importantes para que os novos Manchas tenham presente no seu espírito que, no passado, as coisas nem sempre foram um mar de rosas. E se agora, por vezes, existem criticas, devia pensar-se que antigamente era bem mais exigente e mais difícil para os ultras seguirem o seu clube." - Atenção a todos os MANCHAS: o texto do amavel e alguns comentários só servem para destabilizar e arranjar mais discórdia entre nós. A MN está no bom caminho e conta com o apoio de todos.
Força Briosa!

Anónimo disse...

Bom meu querido,espero que nao seja processado pois isso vai dar uma causa mto interessante!! Se cuida as vezes podemos estar acordados mais os outros mto mais!!!

Anónimo disse...

Acho engraçado referir-se que o texto serve para destabilizar....mas destabilizar o quê ? há alguma coisa para destabilizar? pareçe que se destabilizam com pouco,discórdias existem porque so se for porque veêm muitas novelas mexicanas, e não é qualquer tipo de textos ou comentários (alguns nao duvido da veracidade deles) que retira á MN o seu brilho ou os bons caminhos que deve trilhar, que certamente conta com gente capaz e dedicada na sua vanguarda! è caso pa dizer....deixem-se é de paneleirices, aquilo que não havia antes do futebol moderno, e quando se levava 6 ou 7 e o pessoal continuava a cantar até ao fim ! Esse é o verdadeiro espirito ! Não é dificil remar para o mesmo lado...dificil é saber remar...mas basta querer !
Agora, não ha é duvidas que certos textos incomodam muita gente, tal como diz o ditado...."quem não se sente..."e embora seja da opinião que se deve ter algum cuidado naquilo que se escreve...quando tomamos algo como verdade devemos afirma-lo sem medos...!

Abraço aos verdadeiros !

Barata

Anónimo disse...

Este texto é muito bonito, mas apenas retiro que há por ai pessoas muito recalcadas... "Porque já que não nos respeitavam, o melhor a fazer era obrigá-los"... Lamento, mas acho que nem aí tiveram sucesso! Admiro todos os que apoiam a académica quer ganhe quer perca pelo que ela representa. Mas não posso deixar de reprovar essa rivalidade ignorante que levou a esses episódios "hilariantes" que mais não fazem que deitar por terra o verdadeiro espírito que deveria ter uma claque: Apoiar o seu clube a uma só voz com todos os que partilham o mesmo sentimento! Não és nenhum herói... Não passas de um palhaço que destroi a imagem da MN.

Anónimo disse...

Felizmente...ou não...Portugal é um Estado de Direito Democrático...e por isso todos têm direito a opinião! Mas acho que essa opinião teria algum valor se as pessoas assinassem os seus comentários...assim estariamos todos em pé de igualdade, e com bases objectivas a uma possível discusão dos verdadeiros problemas "académicos"! Em contrário...provavelmente seremos apelidados de heróis cibernauticos que têm medo de dar a cara...(ou neste caso o nome), o que não quero acreditar que seja verdade!
Independentemente de não estar a par de metade das novelas mexicanas que passaram em exibição nos ultimos tempos, não acho que pessoas que (e isto a meu ver) dedicaram o seu tempo á MN, que se sacrificaram em prol dela....sejam palhaços que a destroiem! Mas...cada um dá a sua opinião....

Saudações

Barata

Anónimo disse...

É por estas que o Coitado do autor do texto é prateleirista do Continente( Ciudades com as cameras não vás ser apanhado a fazer o que dizes que fizeste no texto)e alhuns dos Fans, são hoje figuras poeminentes da nossa sociedade.

A.Menano

Anónimo disse...

Sim nós conhecemos esse tipo de "figuras proeminentes". Como o Pompeu que a única forma que arranjou para se safar na vida foi ter um tacho na segurança social para ganhar uma obscenidade sem fazer nada, ou o Bôto que teve que fugir do país depois de vigarizar a Académica com o Buraco Negro. O "coitado" que é prateleirista pode não ser políticamente correcto mas vive do seu trabalho e não do dinheiro dos outros nem de esquemas.

Infelizmente este país está cheio de FANS, as figuras proeminentes da barriga que se pavoneiam em carrões pagos com dinheiros públicos ou com créditos que não sabem como vão pagar, porque são tão inteligentes que não aguentam "ser menos que os outros" e se masturbam a sentir-se mais importantes que os que ganham a vida honestamente.

Anónimo disse...

Figuras proeminentes das nossa sociedade ? mas qual sociedade ? mas neste pais (que me orgulho pelo seu passado) ainda há sociedade? a unica sociedade que eu vejo sao 40% da nossa "riqueza" dirigida anualmente aos gastos de estado, sendo mais de metade para pagar coisas que não interessam economicamente, vulgos tachos!
As pessoas que trabalham no continente, ou onde quer que seja, têm a sua dignidade desde que o façam honestamente, e em prol de sim mesmo, e em minha opinião, em prol de PORTUGAL! Em certos comentários em indole de superioridade, noto alguma tendência do genereo...ou sou licenciado, ou é o meu que é doutor ou médico, mas nem todos aqueles que são prosmicuos com o povo (com aqueles que trabalham para a sonae ou sao pedreiros...com toda a dignidade inerente...e que acho que devem ter)são uns incultos ou filhos de alguem que na "sociedade" não é IN (como é moda dizer)! Doutores...?! alias...catedráticos...?! andam cá por casa aos pontapés! O que é que eu sou ? acima de tudo um cidadão digno de ser português, que vive no sentido de dignficar o nosso povo, independentemente da sua classe social! Pena de quem não pense assim...enfim, o Sr. António de Santa Comba (Vimieiro) faz em certos aspectos muita falta...

Enfiem a vossa sociedade no cu...

Saudações

Barata

Anónimo disse...

É engraçado que encham a boca a dizer essas coisas quando se sabe que a vossa querida Mancha Megra, recebeu o ano passado bilhetes a preço de custo e os vendeu mais caros para ganhar algum!! Assim também eu!!!
Por outro lado, os vossos velhos são tão bons e tão superiores que para as eleições bem que lamberam as botas a gregos e a troianos para conseguirem votos!
Afinal onde está o vosso orgulho?????
Ah!!!!!!!!!!!já sei!!só existe quando estão em maré alta!!!!

Mas o verdadeiro apoiante da nossa Briosa não é o que aparece em grande nas televisões e nos jogos!!!
É aquele que sendo mesmo pequeno não deixa de lá estar!
Deixem-se de ser assim, porque é preciso haver OS FANS para poderem ter tema de conversa!!!

E viva a nossa Briosa


Cumprimentos a todos!

Velha Guarda disse...

Temo da cONVERSA TÊM VOCES SEUS PACÓVIOS... O texto reflecte bem o que se passou no passado, descreve também o que em opinião do autor deveria ser o papel importante dos FANS, deveriam preservar a tradição Académica.
Quanto ao bilhetes seu ignorante, a Mancha Negra comprou um sector à TBZ, por atacado, ou seja conseguiu preços mais vantajosos. Definiu regras junto da entidade gestora do Estádio de como seria o seu funcionamento, logo está tudo dito. Com esta politica a Mancha catualmente conta com cerca de 1100 sócios pagantes da claque, que por ventura são sócios da AAC-oaf. palavras para quê??
Relativamente aos velhos deves estar-te a referir aos membros da Mancha que iam nas duas listas (provavelmente, viam neles alguma capacidade para lá estarem) propostas a eleições,´se lamberam alguma coisa, foi certamente alguém perto de ti, como a tua mãe ou mulher.
Estou farto de palhaços que tudo dizem fazer em prol da AAC-oaf. Todos fazemos muito e cada um à sua maneira, chega de falarem.
Relativamente ao proeminentes Drs. vindos dos Fans, parabens, porque a mistica e os ensinamentos que retiraram na sua estadia nos Fans em nada no futuro irão orgulhar Portugal, claro que há excepções, não vamos rotular o todo por uma grande minoria. Agora a minoria visível é o que se vê...
Trabalhem sejam dignos e honrem Portugal, o amigo do Vimieiro deve estar a rebolar de raiva pelo estado em que esta mui nobra Nação chegou...
Tachos Tachinhos e Tachões, alguém quer o meu???

JP74

Anónimo disse...

Este meu comentário vai direito ao grande Amável, por teres aberto o livro das memórias, e que memórias como membro que fui dos dos cowboys tenho de vos dizer que sabia mesmo bem ir malhar copos a pala dessa cambada, que a unica coisa que sempre soube fazer foi lamber botas para ter alguns benefícios em troca, e a grande maioria deles continua a lamber outras botas, sim, pk agora os beneficios já são outros, já não lhe chega "as putas e o vinho verde " , outros coitados nem a "prateleiristas do Continente" chegaram, continuam sim a chular a sociedade, como as tais TRISTES " figuras proeminentes".

Anónimo disse...

Realmente o "amigo do Vimieiro" deve estar mesmo a rebolar de raiva... Gostava de entender como é que é possível orgulharem-se das "peripécias" que tiveram no bar dos "punheteiros do canal 17"?!? É esse o exemplo que querem dar aos putos? Foi por essas e por outras (bem piores por sinal) que me afastei da Mancha. Por vezes aquilo que vos juntou (a Briosa, acho eu...) deixa de ser relevante e, passam a dar mais valor a estas mesquinhices. Pensem bem nisso! Por que é que vocês se preocupam com os "punheteiros do canal 17"? Vocês são uma claque a sério e até muito respeitada. Deixem-nos no canto deles. Tenho a certeza que ainda há gente na Mancha que não sabe quem são os FANS. Esse fudamentalismo arrogante fica mesmo muito mal, quer ao "prateleirista do continente", quer à "figura proeminente da nossa sociedade". Deixem-se de se procupar com quem não vos faz sombra. Quando, em alguns jogos fora, estivemos (sim, eu era dos que iam aos jogos fora) perigosamente apertados, essa valentia e coragem não me pareciam tão evidentes. Esta mensagem é para todo o pessoal da Mancha mas principalmente para a sua cúspide. VIVA A ACADÉMICA.

Anónimo disse...

ex mancha negra e sócio da briosa:
Disseste tudo meu caro. É de gente como tu que a MN e os novos precisam como referência!
Sim, porque parece que não sabem que se se passasse no tempo do Prof. Dr. Oliveira Salazar apenas metade das peripécias (nos estádios) que aqui contam levavam com uma valente carga de GNR e iam passar uns tempos ao xilindró até acalmarem...se calhar é o que faz falta pois parece que andam com o corpo muito folgado.
Espero que num futuro muito próximo reconsideres e voltes à MN.
Abraço

Anónimo disse...

É muito bonito falarem de tachos e tachinhos e injustiças,mas isso é tudo conversa de "encher chouriços" de quem sempre arranjou todos os motivos e mais alguns para partir para a violência.Sim,é verdade,é muito fácil resolver as coisas à pancada quando não se tem inteligência para mais,e também é verdade que é complicado ver certas pessoas a subir na vida,enquanto outros não passam da mesma coisa todos os dias...Sim porque nao se esqueçam que os FANS são uma claque UNIVERSITÀRIA,ou seja,constituída por elementos que frequentam a Universidade de Coimbra,eu sei que para muita gente a palavra Universidade pode causar grande confusão na cabeça,e como tal a passagem dos elementos por esta é de certo modo efémera,havendo alturas em que o número de elementos é bastante reduzido para já nao falar no que custa actualmente frequentar a Universidade,deixando de haver dinheiro para outras coisas "menos importantes".Também não esqueçam que as direcções nas quais o senhor que escreveu o texto tanto "cascou" sempre faziam alguma coisa para aproximar o clube da academia,como por exemplo a inclusão de uma proposta de sócio no manual do caloiro distribuído anualmente pela DG-AAC,estas direcções fazem o que???aumentam as cotas 200% e "borrifam" na verdadeira essência deste clube,OS ESTUDANTES... Esse senhor que escreveu este texto devia de ter vergonha na cara e pensar em toda a história que está por trás dos FANS,ainda andava ele a saltar de testículo em testículo já andavam FANS a levar porrada da polícia para que todos nós hoje possamos usar uma coisa que a ele não lhe diz nada porque nunca teve a inteligência para a poder usar que se chama CAPA e BATINA.Por isso tudo esse senhor que se deixe dos discursos filsóficos e das lamúrias ou entao que os guarde para as latas de feijão e de atum quando as andar a repor nas prateleiras.É por estas e por outras que a académica vai morrer,porque cada vez mais se afasta do que devia era aproximar-se,ACADEMIA e ESTUDANTES e deixa senhores como este ter voz em assembleias e afins.Tenho pena,muita pena.

P.S.- Este senhor que diz que batia e partia tudo pareceu-me bem mais calmo em duas ou três situações que me foram relatadas,quando se viu confrontado por elementos de outras claques que lhe queriam aquecer o pelo,nessas situações a valentia já nao foi tanta...

Anónimo disse...

Pois pois....mas 99% dos estudantes são tanto da Académica como eu sou da guiné ! Infelizmente a mistica Universidade/Clube perdeu-se nos tempos, não passam de tempos saudosos ! Mas já que se fala em Universidade, pelo que vejo muitas vezes, muitos do que a frequentam nem capacidade para trabalhar no continente têm, alias, estando bem patente na qualidade de licenciados que temos (e de ensino) em relação á Europa desenvolvida! Mas isso são contas de outro rosário...
Uma coisa eu sei : não é preciso ser dos FANS nem da MN, nem do que quer que seja, para se gostar da Académica e para a acompanhar sempre que se possa ! Simplesmente não creio que o apoio que qualquer clube mereçe ter, esteja á partida conotado com capacidades intelectuais...ou que daí advenha maior sucesso! Corrigam-me se estiver errado !
Para finalizar, eu fui um dos que referi Salazar num comentário que se encontra anteriormente, pois falou-se de "tachos", e acho que no tempo do Estado Novo isso era uma palavra não tanto em voga (não significa não existir) como depois da implantação da democracia ! Por isso não percebo o porquê de tanta celeuma...o que so me leva a crer que tal como este blog e alguns textos, há na sua essência um resíduo incomodativo....mas é coisa pouca :=)

Assim me despeço...quem quiser insultar-me ou á minha capacidade intelectual, disponha sempre...eu gosto de me rir e aceito as opiniões :=)

SAaudações

Barata

JFKampos disse...

Não vejo em como estas historias dignificam o nosso passado e ajudarão a consolidar o futuro da Mancha, mas esta bem!
Quanto aos FANS, acabaram como claque ha muitos anos porque se deixaram instrumentalizar, quer na DG (alguem sabe o pq do aparecimento dos COWBOYS?), como no OAF. Espero que isto nos sirva de liçao.
"Dos fracos nao reza a historia", nao sei porque insistes em falar deles agenteprata.

VR disse...

Esta discussão sinceramente não me diz nada mas não posso deixar de constatar a mediocridade e vulgaridade dos comentários que os senhores armados cavaleiros defensores dos fans aqui têm deixado.
Independentemente da razão (ou falta dela) de cada um, sempre as regras de boa educação me ensinaram ser de muito baixo nível retorquir aos argumentos de outrem com argumentos totalmente descabidos e despropositados, visando essencialmente atacar a sua integridade, idoneidade ou status social. Fiquem esses senhores sabendo que ser estudante universitário jamais qualifica de modo algum uma pessoa como digna ou menos digna. Andar na Universidade é pura e simplesmente resultado das condições sócio-económicas das pessoas e das suas opções pessoais. Nem tão pouco se trata de uma questão de inteligência uma vez que para ter um diploma basta unicamente trabalhar para tal. A inteligência é algo bem diferente que penso não valer a pena estar aqui a explicar perante tão desdoutrinado público. Também de bom tom seria assinar as respectivas opiniões dado que assim até parece que apenas na Universidade da Vida ensinam a assumir e defender aquilo em que se acredita. Quanto à aproximação do clube à Academia, não tenho nada a opor mas já na época passada se provou que a grande maioria dos estudantes universitários apenas quer saber da Académica quando é para gritar Briosa nas noites da queima por isso não venham cá com falsos moralismos.

PS: as minhas desculpas aos mais letrados (sim LETRADOS e não iletrados) leitores pelo uso abusivo de conceitos difíceis tais como boa educação, integridade, idoneidade ou mesmo dignidade.

Cumprimentos,

Vasco Ramos

Anónimo disse...

Como é possivel que alguns de vocês se sintam tão ofendidos ao ler este desabafo que o Amavel escreveu?? Tal como ele refere são acontecimentos do passado, alguns com 10 anos. Ao contrario de voces, eu acho positivo falar do passado, e bom que as gentes novas conheçam, quer as coisas boas, quer as mas e depois fazerem elas proprias o julgamento!
Quanto a discutirem sobre as capacidades do autor, acho que estão um pouco fora da realidade, neste momento a função que ele exerce põe de lado muitos dos famosos licenciados, que vergonha para alguns seria saber que ainda e possivel algum subir na vida com o seu trabalho e não à espera da cunha ou do tacho.

Fiquem bem

J. Carlos ex cowboy

Anónimo disse...

Como é possivel que alguns de vocês se sintam tão ofendidos ao ler este desabafo que o Amavel escreveu?? Tal como ele refere são acontecimentos do passado, alguns com 10 anos. Ao contrario de voces, eu acho positivo falar do passado, e bom que as gentes novas conheçam, quer as coisas boas, quer as mas e depois fazerem elas proprias o julgamento!
Quanto a discutirem sobre as capacidades do autor, acho que estão um pouco fora da realidade, neste momento a função que ele exerce põe de lado muitos dos famosos licenciados, que vergonha para alguns seria saber que ainda e possivel algum subir na vida com o seu trabalho e não à espera da cunha ou do tacho.

Fiquem bem

J. Carlos ex cowboy

Velha Guarda disse...

A razão porque este texto que nos chegou via mail por parte do amável foi publicado, não tem a ver se dignifica ou não a Mancha. Retrata situações do passado que quer gostemos ou não se verificaram.
Este texto serve isso sim para alarter consciencias que nem tudo foi fácil e é do passado que vamois projectar o futuro. Muitas das pessoas ex Fans e Mancha Negra da velha Guarda, agora até m,anteêm relações cordeais e até de amizade, o amor e gosto pela Briosa suplantou maneiras de estar e de viver a Briosa. Continuo a achar que um grupo de Apoio como os Fans, integrado na Mancha ou não mas sempre independente faria sentido, pois iria manter vivas determinadas tradições que para muitos fazem desta instituição uma instituição diferente das demais.
Relativamente a se ter aumentado as quotas em 200% estou assim como a MN à vontade para falarmos, porque apresentámos na altura uma proposta onde os valores da quotização seriam bastante mais apelativos, no entanto 60 euros anuais + bilhete de epoca não me parece excessivo, para um clube que disputa o principal campeonato profissional.
O que entendo é que mesmo na Academia, não passei por lá foi pelo politécnico (serei tb diminuido por isso?), a tradição já não diz nada para a grande maioria. Os momentos de amizade e de tradição e glória vividos no seio dos Fans ainda existem?? parece-me que não, o traje Académica serve unica e exclusivamente para vestir na Queima e latada para ver se assim é mais fácil engatar umas miúdas. Agora cada um adorna esse mesmo traje com palhaçadas (ex óculos estravagantes)para dar nas vistas e ser masi esbelto(a).
A Mancha está a viver um momento de transformação, cabe a nós Velha Guarda não deixar que as coisas descambem para onde não queremos, intervem é activo, porque ao minimo descuido as coisas estragam-se sem volta a dar...
Relativamente ao Sr. mui digno e nobre Salazar, refiri-me a ele porque estou à cerca de 8 anos na vioda activa laboral e tenhjo visto coisas que nem ao diabo lembram. palavras copmo dedicação, mérito, e glória estão ultrapassadas pela bajulação, gracha e cunha. Foi um momento de desabafo de quem tem sofrido na pele repress~eos primeiro por ter sido presidente da maior claque da Briosa e mais recentemente por ser da Académica e actualmente por ser seu dirigente.
à Velha Guarda dos Fans deixo um repto: Se gostam tanto dos Fans porque não tentarem recuperar o que de bom tinha esse grupo? porque não dedicarem-se a isso em vez de tento falarem mal e criticarem? A Briosa precisa de um grupo cultural que represente as suas origens e factores históricos? Abram as azas e voem rumo ao choupal dediquem-se a algo que gostem como eu o Faço em relação à Mancha

Um abraço Académico

JP74

Anónimo disse...

Como será possivel que o autor do texto, um suposto "prateleirista" burro, tirar o sono a tanta gente?!

Já chega desta conversa e venha mas é noticias ou historias de outras viagens para a malta se rir um bocado.

Cumps

Luis

Anónimo disse...

" Punheteiros do canal 17? Oferta de convites, jantares, viagens e instalações? Jantaradas, putas e vinho verde pagas pela Direcção?
Por favor digam-me quem são esses Fans.
Escolher entre um grupo de indivíduos, muitos deles de aspecto duvidoso, que passam 90 minutos de um jogo de megafone na mão e virados para a bancada, ou optar por um grupo que leva a vida com alegria ( pela vossa descrição )a escolha seria óbvia.

Anónimo disse...

Rapaziada, como socio pagante da AAC-oaf, como socio pagante da enorme Mancha Negra e como estudante universitario vos digo com toda a franqueza e com todo o direito que esta discussao e uma palhaçada!! aconteceu muita coisa que naturalmente criou uma enorme azia a malta da Velha Guarda da MN, e natural ja que ver os "filhos" receberem tudo e os enteados terem de passar por dificuldades para acompanharem o clube do coração e dificil e chato! naturalmente que nao posso concordar com esse tipo de desigualdades, mas se elas aconteceram no passado, para que falar disso agora?? nao acredito tambem que alguem da mancha negra diga que nao quer o ambiente universitario de volta aos estadios! ele neste momento nao existe! existe um optimo espirito e grupo ultra de que tanto me orgulho! do melhor que se faz neste pais!! mas tambem ha muito espaço no estadio pa malta trajada! e exactamente por sermos um clube que primou por ser diferente, temos saudades de toda a estudantada devidamente identificada no estadio a apoiar o nosso amor!! porque nao deixarem se de merdas(amavel, JP, Barata, Joao Francisco, Camoes, e todos os de que me orgulho de serem a base da mancha negra) e cagarem no passado, lembrar estas guerras e reabrir as feridas!!e essas feridas ja estao quase saradas!! ate vos digo mais, esse mesmo Pompeu que falam, ex FANS nao ha muito tempo o encontrei num conhecido espaço nocturno de coimbra a confraternizar amigavelmente com um dos pertencentes a Velha Guarda e que acima citei!!
Por tudo isto, acho que a malta devia lutar pelo bem comum, porque assim nao ganha a AAC, nao ganha a MN, nao ganha a estudantada, nao ganha a briosa e nao ganha a cidade!
Vamos todos perceber de uma vez por todas queha mais do que espaço pa toda a gente no estadio, e se uns gritam de megafone, os outros gritam os seus EFFERREAS que tanto nos orgulham!!Vamos ser nos proprios e vamos regressar aos bons velhos tempos de ambiente de cortar a faca para os nossos adversarios, mas com todas as fatias do bolo, e nao apenas com a que resta!
Nao deixo de repudiar o desaparecimento dos fans dos estadios, mas por mim e por muita gente sao sempre bem vindos! da minha parte e da de muita gente nao ouvirao assobios nem insultos quando passarem a frente da mancha! nao gosto de me comparar aos outros clubes, mas aquilo que se passou no passado na AAC e que esta historia relata faz lembrar os tempos de hoje de Directivo Vs Juve e Diabos Vs Noname, o tal futebol moderno que a mn odeia!
Vamos pensar a fundo nas coisas e esquecer estas merdas do passado!
Viva a Briosa, Viva o Melhor grupo ultra portugues, Viva a todos os estudantes universitarios que certamente irao regressar aos estadios!

Anónimo disse...

Sou um ex Cowboy que, como muitos, passou por Coimbra e para sempre fiquei ligado aquela cidade e a sua equipa. Recordo com saudade todos aqueles jogos em casa e fora, quando a Briosa andou pela segunda divisao e com mais carinho ainda guardo momentos de fervor academico passados juntos de outros como eu, que la estavam pela Academica e por nada mais. Penso que eramos diferentes no sentido em que hoje vemos as claques de futebol e os Cowboys funcionavam como agente integrador dos estudantes nas lides academicas e ligadas a praxe. Nunca, no entanto nos vimos como claque meramente universitaria (falo por mim) pois entre as nossas fileiras contavamos tambem com varios socios da Mancha Negra e sempre achamos que havia espaco para todos. Partilho da magoa do Amavel quando se refere a alguns dos Fans pois tambem eu testemunhei algumas das injusticas mencionadas. Gostaria tambem de dizer que havia tambem gente boa e capaz entre os Fans e pena e que passado este tempo todo, ainda se discutam estas coisas com referencias a "quem ganha mais ou esta melhor na viva". Vamos elevar o discurso por favor!

Francisco Sampaio (para sempre Cowboy)