quarta-feira, fevereiro 15, 2006

O Jogo - A ida ao Europeu de 2000 (episodio 9)

Estamos no dia do Jogo. Saímos do hotel em direcção a Eindhoven. À chegada toda a sinaléctica e bandeiras na cidade respiravam ambiente do Euro. Haviam polícias em toda a parte a indicar o caminho para o parque dos autocarros. Paramos , e ao sair partimos em direcção ao centro da cidade pois ainda era muito cedo. Ao sair do parque, tinha acabado de chegar um autocarro VIP português e entre os ilustres presentes estava esse pedófilo do Carlos Cruz, que virou-se para os amigos, e disse que iamos ter um encontro com 20 mil ingleses.
Como eramos 11 e tinhamos 13 bilhetes, fiquei encarregue de vender os bilhetes, pois tinha experiencia de touting quando vivi em Kent e era o que melhor sabia falar inglês. Na cidade haviam mais ingleses que em Inglaterra. Estavam por todo o lado, a cantar e beber e era fascinante observar este fenomeno de massas. Na praça principal de Eindhoven estavam alguns milhares e de facto tinham tomado conta do sitio. Polícias em cavalos tambem andavam em todo o lado. Depois de bebermos uns copos, umas 2 horas antes do jogo , o pessoal quis ir para o estádio. Eu disse que não ia enquanto não vendesse os bilhetes. O pessoal bazou, só ficando o Amigável Sociável a ajudar-me a vender. Ensinei-lhe a dizer "do you need some tickets?" e ele todo feliz, (acho que era a unica coisa em ingles que sabia dizer), chegava ao pé , ás vezes gajos com aspecto de hooligans, e perguntava se precisavam de bilhetes. Ao fim de talvez uma meia hora vendemos os 2 bilhetes a um casal por volta dos 30 anos. Fizemos 46 contos com aquilo. Quando voltamos para junto do pessoal, que já estavam na bancada á espera do jogo, fiquei fodido , porque em vez de me congratularem pela venda e até me ajudarem um pouco financeiramente, pois nao tinha dinheiro, o Gordo virou-se e disse "só conseguiram vender por 46 contos?". Fiquei pior que estragado pois tinha sido só eu e o Amável que tinhamos feito um esforço para vender os bilhetes e o JP disse logo " Esses 46 contos a rachar pela malta TODA dá para irmos ao strip logo á noite" Enfim............, andei a trabalhar para estes cromos de graça.
O jogo começou e já estavamos a perder por 2-0 quando virei-me para o JP e disse, " ou o Figo pega nesta merda ou levamos banhada hoje". Depois aconteceu tudo o que sabem. O melhor jogo da selecção portuguesa de sempre, o início de uma epopeia ganhadora no Euro2000, ou seja , o melhor jogo de futebol possível.
Depois do jogo , fomos para o hotel e não se passou mais nada de significante. O dia seguinte seria em Amsterdam.

1 comentário:

Velha Guarda disse...

Amigo muito sucinta essa descrição do dia do jogo... Esqueceste-te de falar da quantidade de Tugas que tb estavam por todo o lado e minoria é certo, mas estavam muitos tugas para um jogo fora de Portugal.
Lembro-me de na praça central que estava apinhada de gente os balcões dos bares eram feitos de barris de cerveja e tábuas de madeira, havia bandeiras inglesas por todo o lado e sobretudo lembro-me de passarem 3 musicas inglesas e a seguir passarem 3 Portuguesas pimba claro nas colunas de musica da cidade. Aquele ambiente era espectacular e não sse passou nenhum confronto que se saiba. Os ingleses e tugas bebiam cerveja a potes. Fiqúei mesmo espantado com a quantidade de tugas que encontramos na rua.
Falta diozeres que os 2 bilhetes que arranjámos eram do outro grupo de açorianos das mulheres deles que foram ver montras. No estádio o stresse habitual para colocar a faixa da Mancha, ficámos na central e num segundo anel, lembro-me de ver a malta dos ultras Portugal o Bimbo e o Trilho a apontarem para o local onde estávamos a falarem da faixa da MN. No lado oposto o grande Quaresma que tb tinha ido ao Euro sozinho lá colocou o pano com o simbolo da Mancha noutro ponto do estádio.
para finalizar falta dizer que ficámos no meio de ingleses e que aqueles meninos quando cantam cantam mesmo eum verdadeiro show que nós tugas acabamos por silenciar, naquele que para mim foi o melhor jogo da nossa selecção de sempre... e eu apostei com o meu velho em pleno estádio quando estavamos a perder por 1-o que ainda iamos ganhar. a determinada altura com o 2-0 o jogo parecia que iamos ser goliados, mas felizmente a arte lusitana deu a volta á questão

MN semopre em grande